fioosofia

428 palavras 2 páginas
Quando falamos em ensinar a disciplina Filosofia, estamos abrindo uma questão logo de cara, os alunos perguntarão o que é Filosofia? O que nos ensina de fato Quais os resultados que ela apresenta em suas vidas? A Filosofia não é uma matéria que nos ensina algo substancial ao nosso uso diário, ela abre caminhos para que os alunos se tornem sujeitos críticos, que saibam abordar assuntos do seu cotidiano e que principalmente tenham uma opinião formada a respeito de determinados assuntos que são pertinentes ao seu dia a dia e que sem a ajuda dessa matéria serão apenas pessoas entre outras que aceitarão qualquer coisa que se diga a respeito de qualquer assunto.
Na Filosofia existem muitos caminhos, ela é muito diferente das outras disciplinas como por exemplo: matemática que o resultado final de uma questão será sempre igual, mesmo que essa questão seja feita por diversos matemáticos, ela é exata, já na filosofia o resultado final na verdade existe, mas nem sempre aceito, embora chegue-se a uma resposta está terá sempre uma outra questão a ser discutida, pois, cada filósofo tem seu ponto de vista e abre caminhos para novas discussões, isso também acontece porque vivemos em um mundo que está sempre em movimento, as pessoas mudam seus conceitos de tempos em tempos, as concepções de mundo são diferentes conforme a época que vivemos e a realidade vivida por cada individuo, por isso, muito complexo formatar uma aula para essa matéria em sala de aula, por isso que alguns educadores trocam a filosofia pela História da Filosofia no entanto é muito importante que ela seja dada aos alunos para que eles estejam preparados para as mudanças que vierem e que sejam questionadores, se essas mudanças são importantes ou irrelevantes e quais são realmente necessárias em suas vidas.
Uma das questões discutidas hoje, é que sem a filosofia jamais seriam percebidas são as desigualdades sociais e como elas atingem a área da educação. Vivemos um momento de mudança nas formas de se

Relacionados