Fins trabalhísticos

Páginas: 2 (425 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
INTRODUÇÃO
Começaremos neste nosso início de semestre, uma matéria na qual subestimaremos em experimentos, metais de transição e sais complexos, na qual analisaremos detalhedamente todos os aspectose características de nossos reagentes de utilização e produtos formados, após as tantas e vastas reações que exporemos em nossas aulas e relatórios.
Nesta atividade laboratorial explora-se a reduçãodo íon prata (Ag+), prata sólida pela glicose, com a finalidade de produzir um espelho de prata. Para tal, começa-se por preparar o reagente de Tollens.
O reagente de tollens consiste numa soluçãoamoniacal de nitrato de prata obtida a partir de uma reação entre as soluções de nitrato de prata e hidróxido de sódio com formação de óxido de prata que, por sua vez, reage com o amoníaco originando oíon complexo diaminoprata [Ag(NH3)2]+. É considerado um agente oxidante, que vai oxidar o grupo funcional aldeído, da glicose ao grupo carboxílico, simultaneamente, a prata passa do estado deoxidação +1 para prata metálica, depositando-se na superfício do frasco. Logo em seguida veremos as seguintes reações pela qual se forma o precipitado de prata metálica que se fixam nas paredes do frasco,formando um espelho de prata.

OBJETIVO
Identificação de açúcares redutores pelo reagente de Tollens. Formação de superfície espelhada num frasco de vidro com base nessa reação. 
PARTE EXPERIMENTALMATERIAIS E EQUIPAMENTOS
* Erlenmeyer (para espelhar), pipeta, bureta, 2 béqueres, pêra.

REAGENTES E SOLUÇÕES
* Solução de glicose 0,25 mol/L, solução de nitrato de prata 0,1 mol/L, soluçãode hidróxido de potássio 0,8 mol/L, hidróxido de amônio concentrado.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Adicionamos em nosso frasco principal, o erlenmeyer, 30 mL de solução de nitrato de prata (0,1mol/L), logo em seguida utilizamos uma pipeta para adicionarmos sob agitação gota a gota o hidróxido de amônio concentrado até que se forma-se um precipitado. Continuamos este procedimento de gotas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O FIm de uma era
  • O fim
  • Fim?
  • O nosso fim
  • O fim do clássico, o fim do começo, o fim do fim
  • O fim do colonialismo representou o fim da colonialidade
  • fim da escravidão
  • Fim daurss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!