Finladia curiosidades

374 palavras 2 páginas
Curiosidades Finlandesas

1. A Finlândia, oficialmente República da Finlândia, é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa, cuja capital é Helsinque.

2. O país foi uma parte da Suécia e em 1809 um Grão-Ducado autônomo dentro do Império Russo.

3. Lá existem 187.888 lagos e 179.584 ilhas. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa.

4. A Finlândia tem uma economia de mercado livre altamente industrializada, com um PIB per capita igual ao de outras economias europeias, como França, Alemanha, Bélgica ou Reino Unido.

5. O Inverno dura aproximadamente 200 dias no ano quando a temperatura oscila entre -5º e -30º.

6. Não existe noite por até dois meses no ano. Nesta época, não existe pôr-do-sol.

7. Os finlandeses têm que pagar uma anuidade para ter direito a ver televisão. O governo está sempre vigilante para pegar em flagrante os que não pagam, mas assistem.

8. Cerca de 86% da população é protestante e os membros da igreja têm parte do salário descontada diretamente pelo governo, a titulo de dízimo.

9. O sistema de ensino Finlandês é totalmente gratuito: todos os materiais escolares (exceto os livros) e as refeições são de responsabilidade dos municípios.

10. A educação é referência mundial, ficando o aluno do ensino fundamental ao médio estudando em período integral com ao menos domínio de um segundo idioma e uma profissão técnica. 11. O idioma finlandês é pronunciado exatamente como é escrito

12. Os finlandeses bebem o equivalente a um pouco mais de 9 litros de álcool puro por pessoa e por ano, uma quantidade próxima ao consumo médio europeu.

13. Sem qualquer manipulação digital, o artista finlandês Janne Parviainen, criou imagens de esqueletos feitas exclusivamente a partir de luz.

14. Os pratos preferidos dos finlandeses são as almôndegas, pratos à base de galinha e, como não podia deixar de ser, as trutas, estas últimas consumidas em larga escala.

15. Os

Relacionados