Finlândia

Páginas: 29 (7060 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Finlândia:
um exemplo de um sistema de ensino nórdico
 
RITA LOPES *
Factos e Números
Àrea Total: o sétimo maior país da Europa, 3338,145 Km2
Fronteiras: Suécia, Noruega, Russia, Estónia
População: 5.1 milhões
Densidade Populacional: aprox. 17hab/Km2
População Urbana: 62%
Cidades: Helsinquia ( capital, pop. 539000), Tampere (pop. 189000), Turku (pop. 169000)
Moeda: markka/mark (FIM)Se todos os países, bem como a sua população, cultura e modo de vida não podem deixar de ser moldados pela sua localização geográfica, a Finlândia não é , de modo algum, excepção. A sua condição de país nórdico e a sua localização entre o Ocidente e o Leste marcaram desde sempre a mentalidade e história finlandesas . Ainda que os finlandeses não hesitem em identificar-se com a cultura Ocidental, oestilo de vida deste povo foi, sem dúvida nenhuma, enriquecido pela sua proximidade com a Rússia. Hoje a Finlândia é um país, aliás como sempre foi, com grandes ligações com S. Petersburgo e Estocolmo.
Desde o séc. XIII que a Finlândia começou a fazer parte da esfera de influência Sueca, chegando mesmo, no séc. XIV, a ser anexada ao Reino. Em 1809, quando a Suécia perdeu a guerra com a Rússia, aFinlândia foi cedida ao império e tornou-se um Grão-Ducado autónomo no seio da Rússia Czarista, sendo o seu Grão Duque o próprio Czar. Durante o século XIX, o sentimento nacional finlandês foi-se tornando cada vez mais forte : a cultura e a língua finlandesas começaram a desabrochar, e a aspiração de independência crescia no seio da população. A reacção severa do Czar, que procurou desde cedoabafar estas pretensões, serviu apenas para intensificar o movimento nacionalista finlandês.
Ainda como Grão Ducado autónomo, em 1906, a Finlândia aprova uma nova Constituição baseada no sufrágio universal: as finlandesas foram as primeiras a verem reconhecido o seu direito ao voto.
Após a Revolução Russa de 1917, em Dezembro desse mesmo ano, a Finlândia declarou unilateralmente a independência.Após esta declaração, a Finlândia mergulhou numa guerra civil de consequências marcantes para o país que tornaram os primeiros anos da independência manifestamente conturbados. As primeiras décadas de independência foram um período de rápidas transformações sociais, culturais e políticas.
Desde então, a Finlândia prosseguiu a sua política de neutralidade e de não participação em alianças militares,tendo criado as bases do actual Estado de Providência. Hoje a Finlândia é uma república parlamentar baseada num sistema político multipartidário. O poder legislativo pertence ao Parlamento, que integra 200 membros eleitos por voto directo e proporcional por um período de quatro anos. O poder executivo supremo é exercido pelo Presidente, que é eleito por um período de seis anos e pode desempenharapenas dois mandatos consecutivos, juntamente com o Governo, que deve gozar da confiança do Parlamento. O país está divido em Províncias (administradas pelo Estado) e Municípios (com poderes de governação local). Os Municípios cobram os seus impostos, gerem os assuntos económicos e mantêm a ordem pública. Uma das províncias, as ilhas Aland (na fronteira entre a Finlândia e a Suécia), goza de umestatuto especial de autonomia.
A Finlândia tem duas línguas oficiais: o finlandês e o sueco, sendo a ultima a língua mãe de cerca de 6% da população.
Antes da II Guerra Mundial, a Finlândia era predominantemente um país agrícola, com um tecido industrial pouco desenvolvido; as exportações provinham fundamentalmente da indústria de processamento da madeira.
O desenvolvimento de uma economia demercado, aliás bastante complexa, surgiu com o final da II Guerra Mundial de um modo particularmente rápido. Além da indústria da madeira, áreas como a indústria do metal, a indústria química e a indústria de construção tornaram-se os principais motores de desenvolvimento do país. A restruturação profunda ocorrida na economia teve ainda como consequência o facto de cerca 2/3 da riqueza total do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Finlandia
  • Finlândia
  • Finlandia
  • Finlândia
  • Finlândia
  • Finlândia
  • Finlândia
  • A Finlândia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!