Finch aments O Historiador naïf, ou a historiografia como prática de excomunhão

1985 palavras 8 páginas
Durval Muniz de Albuquerque Junior
Formação:
Graduado pela UEPB (1982);
Cursou Mestrado (1988) e Doutorado(1994) na UNICAMP. Ambos sob orientação de Robert Wayne Andrew Slenes, sempre tratando de temas ligados à historiografia, filosofia da História e também ao nordeste, à seca, e a importância da mesma pra formação do imaginário do nordestino;
Pós-Doc pela U. de Barcelona (2002) e pela U de Coimbra (2013);
Atualmente é colaborador da Universidade Federal de Pernambuco e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Sobre o artigo:
Encontra-se no livro “Estudos sobre a escrita da história”, organizado pelo Professor Manoel Luiz Salgado Guimarães, e é o registro do Encontro de Historiografia e História política do PPGHIS (UFRJ), em 2005; (um historiador fala de história e metodologia)
Na coletânea é possível encontrar contribuições de Carlos Fico, Fernando Nicolazzi, François Hartog, Marieta de Moraes Ferreira, Rodrigo Turin e Temístocles Cezar, entre outros.

O Historiador naïf ou a análise historiográfica como prática de excomunhão
O autor propõe logo de ínicío a reflexão sob alguns traços que, segundo ele, caracterizam a cultura historiográfica e acadêmica no Brasil pra só depois se deter em cinco pontos específicos: a pós-modernidade, o realismo, o racionalismo, a verdade e o holismo.

um desses traços, logo apontado, seria o abuso dos adjetivos: uma análise baseada em uma banalização do uso de categorias analíticas que só servem pra localizar autores em grupos que se pretende combater. Entre os exemplos de categorias citados pelo autor encontram-se: pós-modernos, conservadores, neoconservadores, idealistas, populistas, ideológicos, irracionalistas, narrativistas, reacionários, de direita, perspectivistas, ultrapassados, marxistas, realistas, racionalistas; o autor aponta pra banalização desses termos como auto-evidentes ou frutos de consensos acadêmicos, localizados fora das disputas de poder que o autor cita por diversas vezes

Relacionados