Financiamento e consórcio de veículos

Páginas: 16 (3842 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
1. INTRODUÇÃO
Quem quer comprar um carro novo têm que ter disposição de sobra para pesquisar o preço do veículo e, claro, optar pelo menor valor. Também tem que estar muito atento à relação entre preço e os acessórios do carro – ar condicionado, direção hidráulica e rodas de liga leve, entre outros opcionais. No entanto, um item pode passar despercebido na hora de adquirir um carro novo: opercentual de desvalorização do automóvel. Logo que você sair da concessionária com seu carro zero ela vai perder 10% do valor.
A depreciação é o primeiro fator que se deve considerar quando se for investir em um carro. O preço dos modelos populares cai cerca de 20% nos dois primeiros anos. Em seguida, cai mais 6% no terceiro ano e outros 6% no quarto ano, de acordo com estudo da AutoInforme/ Molicar,agência de notícias automobilísticas, de São Paulo. Nos anos seguintes, a perda de valor do carro fica estável.
Se decidir por comprar um carro usado pode escolher o veículo de seus sonhos em revendas, feirões ou leilões. O momento ideal para comprar um carro usado é após os dois primeiros anos de uso. Antes de fechar o negócio, é importante tomar precauções com a documentação, verificar origeme mecânica do automóvel. Fazer um levantamento do histórico de multas de trânsito, queixas de roubo ou furto, restrições administrativas, entre outros problemas.
Tomando essas precauções e pesquisando bem é possível fazer um bom negócio.

2. O QUE É FINANCIAMENTO?
É uma compra parcelada, na qual está incorporada uma parcela de juros. Esta parcela varia em função do valor a ser contratado e doprazo de pagamento.
Para se realizar um financiamento o consumidor não poderá conter restrições junto aos institutos de proteção de crédito como SERASA e SPC; e ainda não poderá comprometer em média mais que 30% de sua renda mensal.

No financiamento o lojista envia uma proposta de crédito para o banco com os dados do cliente:
* CPF
* RG
* NOME COMPLETO
* ENDEREÇO RESIDENCIAL E COMERCIAL* LOCAL DE TRABALHO
* RENDA MENSAL
* ESTADO CIVIL
* TELEFONE CELULAR E RESIDENCIAL (SE ACASO NÃO HAVER TELEFONE FIXO PODERÁ SER UTILIZADO UM TELEFONE PARA CONTATO)
* REFERENCIAS PESSOAIS E BANCÁRIAS
- A financeira faz consultas em institutos de proteção de crédito, e em outras instituições financeiras.

- A financeira faz a confirmação de todos os dados, estudando a possibilidade de existiralgum golpe;
- Após confirmar os dados pessoais a Financeira pesquisa sobre o veículo a ser financiado:
* Se é um veículo zero ou usado;
* Valor do veículo;
* Ano e modelo de fabricação;
* Procedência.

- Aprovação ou não de crédito.
Existem basicamente duas modalidades de financiamento para pessoa física: o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e o leasing, como os oferecidos pelos bancosligados a montadoras.
2.1. CDC
O CDC atende a pessoas físicas e jurídicas (empresas). É indicado para clientes que desejam pagar o carro em poucas prestações, num prazo de tempo Relativamente curto. Os planos variam de três meses a 60 meses.
2.1.1. Vantagens do CDC
Ideal para quem tem algum dinheiro e pode pagar o veículo em curto prazo. As prestações podem ser antecipadas e o plano quitado aqualquer momento. O cliente escolhe quanto vai dar de entrada e quanto vai financiar. Nos contratos prefixados, que já têm os juros embutidos na prestação, é possível saber quanto vai se pagar ao longo do período. Na opção prefixada, as prestações são fixas em reais e não sofrem correção.
2.1.2. Desvantagens do CDC
As taxas de juros são mais baixas nos prazos de financiamentos curtos e maiselevadas no caso de financiamentos mais longos. Em períodos longos, o consumidor acaba pagando uma pesada parcela de juros.
2.2. Leasing
Leasing é um sistema de arrendamento mercantil, uma mistura de financiamento e sistema de locação, com opção de compra do veículo ao final do contrato. Os contratos têm a duração mínima de 24 meses, mas podem se estender por 30 meses, 36 meses ou 42 meses,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO INDIVIDUAL 3 SEMESTRE FINANCIAMENTO E CONSÓRCIO DE VEÍCULOS
  • Emprestimos ,financiamentos e consórcios
  • Sistema Financiamento Habitacional e Consórcio
  • financiamento ou consorcio habitacional
  • ação revisional de financiamento de veículo
  • revisonal de financiamento de veiculo
  • Ação Revisional de Financiamento de Veículo
  • Modalidades de Financiamentos para veiculos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!