Financiamento do capital de giro em micro e pequenas empresas

Páginas: 7 (1646 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Curso de Ciências da Administração












Lincoln Dutra Manheze








PROJETO DE PESQUISA: FINANCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO EM MICRO EMPRESAS NO BRASIL
















Florianópolis
2013
Lincoln Dutra Manheze











PROJETO DE PESQUISA: FINANCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO EM MICRO EMPRESAS NOBRASIL








Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação do professor Márcio Matias.















Florianópolis
2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA E DELIMITAÇÃO 4
1.2 PROBLEMA 4
1.3 OBJETIVO 5
1.4 JUSTIFICATIVA 5

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

3 ASPECTOSMETODOLÓGICOS 8

4 RECURSOS E CRONOGRAMA 9

REFERÊNCIAS 10




1 INTRODUÇÃO


A dificuldade em conseguir financiar e gerir de forma adequada o capital de giro das micro e pequenas empresas tem sido apontado por pesquisas e pelos próprios empresários do setor como o principal fator para o alto indice de falencia precoce desses empreendimentos no Brasil.
A má gestão do capital de giro levaconsequentemente à imobilização de recursos financeiros de curto prazo, que prejudica a capacidade de pagamento tornando necessário à busca de financiamento externo, que aliado aos altos juros praticados no mercado bancário acabam por reduzir sua rentabilidade, levando-as a falência.
Esse problema afeta os trabalhadores e a realidade sócio-ecônomica do País, já que são justamente as pequenasempresas as que mais empregam e contratam mão de obra assalariada.

1.1 TEMA E DELIMITAÇÃO

O presente estudo tem como principal objetivo identificar as fontes de capital de giro e como a gestão desse capital contribui para a manutenção das atividades das micro e pequenas empresas, como ocorre o fluxo desses recursos, quais os fatores que contribuem para a necessidade de financiamento docapital de giro e os problemas enfrentados pela má gestão do capital de giro dessas empresas no Brasil atualmente.

1.2 PROBLEMA

O capital de giro consiste em seu conjunto no fluxo de caixa das empresas e quando descuidado aumenta os índices de mortalidade prematura das micro e pequenas empresas.


1.3 OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo o aprofundamento no estudo da gestão docapital de giro das micro e pequenas empresas no Brasil, na tentativa de trazer soluções viáveis para este problema. Nesse sentido, é vital que proprietários e gestores aprimorem a gestão financeira de curto prazo, visando garantir longevidade às pequenas empresas.

1.4 JUSTIFICATIVA

Diante do destaque e representatividade das pequenas empresas no cenário econômico nacional, essa pesquisaprocura identificar e analisar os fatores que podem influenciar o desempenho da gestão do capital de giro das pequenas e micro empresas e de como isso contribui para o seu sucesso ou fracasso financeiro.
Estas empresas estão predestinadas a falta de informações e até de experiência de seus proprietários gestores, o que as tornam vulneráveis. Partindo-se dessa premissa, existe a necessidade derealização de pesquisas para entender como funcionam o financiamento e gestão do capital de giro das micro e pequenas empresas e analisar as principais dificuldades relacionados a falta de planejamento e informações na gestão financeira do capital de giro e de como isso as afeta dificultando a obtenção de financiamento externo.
Diferentemente de outras abordagens, o presente trabalho visainvestigar também a influência dos objetivos dos gestores na tomada de suas decisões de negócio. Estes objetivos podem estar associados a busca de muitos outros propósitos além do fator pecuniário, que vão desde a necessidade de independência financeira da familia ao desafio pessoal do gestor proprietário de uma pequena empresa.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Estabelecer empregos, gerar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capital de Giro para Micro e Pequenas Empresas
  • A gestão do capital de giro das micro e pequenas empresas
  • Resenha do artigo “Gestão de capital de giro: contribuição para as micro e pequenas empresas no Brasil”
  • A COMPETITIVIDADE DA MICRO E PEQUENA EMPRESA X GESTÃO CAPITAL DE GIRO
  • Projeto
  • O fluxo de caixa utilizado como ferramenta de apoio a gestão do capital de giro às micro e pequenas empresas: um...
  • Uma análise das fontes de capital de giro para pequenas e médias empresas
  • Administração do Capital de Giro Para Pequenas e Médias Empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!