Financiamento de curto prazo

Páginas: 7 (1676 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Fontes de financiamento no Curto Prazo

Crédito de fornecedores;
Financiamento bancário a curto prazo;
Papel comercial;
Factoring

Contas correntes caucionadas;

Descoberto bancário;

Letras;

Livranças;

O Hot Money é também uma fonte de financiamento a curtíssimo prazo que poderá ser utilizado pelas empresas. A principal finalidade dos empréstimos Hot Money é disponibilizarfundos há muito curto prazo, até um mês, a taxas directamente ligadas à evolução das taxas interbancárias de curto prazo, que permitem fazer face a necessidades pontuais de tesouraria dos Clientes. Trata-se pois de empréstimos de muito curto prazo, envolvendo montantes elevados, disponibilizados integralmente. O pagamento de juros e reembolso único são efectuados no vencimento da operação (jurospostecipados). Para ter acesso a este tipo de instrumento, este terá de ser negociado directamente com a sala de mercados dos bancos (habitualmente as grandes empresas têm este acesso) ou através do gestor de conta. Este tipo de empréstimo origina uma enorme vantagem para as empresas, pois, dá a possibilidade de estas satisfazerem pontualmente necessidades de tesouraria com financiamentos de muito curtoprazo, de forma célere dado que estes contratos já estão pré confirmados com os bancos. Assim, o segmento alvo são empresas com necessidade de financiamento permanente, mas variável para o exercício da sua actividade. O montante é definido caso a caso e depende da necessidade de cada empresa no momento, sendo prática comum existir um valor mínimo para a contratação.

Adiantamentos de clientes;Estado e outros entes públicos;

Trabalhadores;

1. FONTES DE FINANCIAMENTO A CURTO PRAZO GARANTIDO

FinaciamentoNormalmente, empresas têm à sua disposição apenas um montante limitado de financiamento a curto prazo sem garantia. Para se obter fundos adicionais é necessário que se dê algum tipo de garantia. Em outras palavras, à medida que uma empresa incorre em montantes cada vez maioresde financiamento a curto prazo sem garantia, ela atinge um nível máximo, além do qual os fornecedores de fundos a curto prazo acham que a empresa oferece demasiado risco para se conceder mais crédito sem garantia. Este nível máximo está intimamente relacionado com o grau de risco do negócio e o histórico financeiro da empresa, entre outros fatores. Várias empresas são incapazes de obter maisdinheiro a curto prazo sem oferecer garantias.

Uma empresa deve sempre tentar obter financiamento a curto prazo sem garantia, visto que esta modalidade é menos dispendiosa do que o empréstimo com garantia.

1.1 Empréstimos com Garantia a Curto Prazo

Empréstimo a curto prazo com garantia é aquele pelo qual o credor exige ativos como colaterais (qualquer ativo sobre o qual o credor passa a terdireito legal caso o tomador não cumpra o contrato), geralmente em forma de duplicatas a receber ou estoques. O credor adquire o direito de uso do colateral mediante a execução de um contrato (contrato de garantia) firmado entre ele e a empresa tomadora.

Esse contrato de garantia indica o colateral empenhado para garantir o empréstimo, bem como as sua condições. Especificam-se, dessa forma, ascondições exigidas para a extinção do direito sobre a garantia, a taxa de juros sobre o empréstimo, datas de reembolso e outras cláusulas. Uma cópia desse contrato é registrada em cartório público – geralmente um cartório de registro de títulos e documentos. O registro do contrato fornece aos futuros credores informações sobre quais ativos de um tomador potencial estão indisponíveis para seremusados como colateral. O registro em cartório protege o credor, estabelecendo legalmente seu direito sobre a garantia.

Apesar de muitos argumentarem que uma garantia reduz o risco do empréstimo, os credores não encaram desse modo. Os credores reconhecem que podem reduzir as perdas por ocasião da falta de pagamento, mas quanto à mudança no risco de não pagamento, a presença de garantia não tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fontes de financiamento de curto prazo
  • Financiamento a curto prazo
  • Financiamento de curto prazo
  • Financiamento de curto prazo
  • Financiamento de Curto Prazo
  • fontes de financiamentos de curto e longo prazo
  • Fontes de financiamento de curto e longo prazo
  • Fontes de financiamento de curto e longo prazo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!