Finanças

Páginas: 70 (17277 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
| |

I. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1. INTRODUÇÃO

Este capítulo apresenta o conteúdo programático, os objetivos pedagógicos, a bibliografia, sites de internet, materiais necessários, sistemática de avaliação a serem observados durante o 2º semestre de 2007na disciplina de Finanças Corporativas II.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
a) Estrutura de Capital das Empresas.
b) Custo Médio ponderado de Capital.
c) Técnicas de Orçamento de Capital em condições de certeza.
d) Alavancagem Operacional, Financeira e Combinada; estrutura ótima de capital.
e) Estudo das Carteiras de ativos financeiros.
f) Orçamento de Capital em condições de risco.
g) Modelo dePrecificação de Ativos de Capital – CAPM (Modelo de Sharpe).
h) Linha de Mercado de Títulos (LMT).
i) Orçamento Empresarial.

3. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Proporcionar ao aluno conhecimentos fundamentais à gestão financeira eficaz, bem como capacitá-lo à correta tomada de decisão sob a ótica financeira.

4. BIBLIOGRAFIA

. ASSAF NETO, Alexandre - Estrutura e Análise de Balanços: umenfoque econômico e financeiro. Atlas, São Paulo, 2002.

. CASAROTTO FILHO, Nelson - Análise de Investimentos. Atlas, São Paulo, 1996.

. BRIGHAM, Eugene F. & HOUSTON, Joel F. - Fundamentos da Moderna Administração Financeira. Campus, Rio de Janeiro, 1999.

. FREZZAT, Fábio - Orçamento Empresarial: planejamento e controle qerencial. Atlas, São Paulo, 2002.

. GITMAN, Laurence - Princípios deAdministração Financeira. Mc Books, São Paulo, 1997.

. ROSS, Stenphen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JORDAN, Bradford D. - Princípios de Administração Financeira. Atlas, São Paulo, 1998.

ESTRUTURA DE CAPITAL E CUSTO DE CAPITAL

Introdução:

O objetivo do estudo é discutir os principais conceitos, teorias e cálculos do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC, também identificado pelasigla WACC (Weighted Average Cost of Capital), das diversas fontes de financiamento de longo prazo que uma empresa pode dispor, visando maximizar o seu valor.
O custo médio ponderado de capital é instrumento fundamental no desconto dos fluxos de caixa de projetos de longo prazo, para efeito de análise de investimentos. Ele é afetado por diversos fatores, dentre eles: condições da economia emercado, decisões financeiras e operacionais da empresa e volume de recursos a serem disponibilizados.
O sucesso de um projeto depende diretamente do “custo” que a empresa incorre para financiá-la. O fator que determina o CMPC da empresa é a taxa de retorno exigida pelos financiadores de capital, podendo ser os acionistas (capital próprio ou lucros retidos) ou intermediários financeiros(capital de terceiros).
Dessa forma, o custo de capital da empresa é determinado em função da composição das várias fontes de financiamento de longo prazo.

O Custo de Capital

Tomado como padrão financeiro nas decisões de investimento de longo prazo o custo de capital é calculado levando-se em consideração as fontes de financiamento de longo prazo após o imposto de renda.

Custo de Capital,K, é a taxa mínima de retorno exigida para aprovação de uma proposta de investimento de capital sem incorrer na diminuição do valor da empresa, ou ainda, é a taxa de retorno que uma empresa deve conseguir nos projetos em que investe para manter o valor de mercado de sua ação. Também pode ser considerada a taxa de retorno exigida pelos fornecedores de capital no mercado para que seus fundos sejamatraídos.
O Custo de Capital tem importância relevante na vida da empresa. Devemos conhecer, identificar e compreender esse custo de modo a permitir situações de análise quanto à viabilidade absoluta e relativa de propostas de investimentos.
Segundo Assaf Neto (Finanças Corporativas e Valor, Atlas 2003) “o Custo de Capital de uma empresa reflete, principalmente, a remuneração mínima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Finanças
  • Finanças
  • Finanças
  • Financas
  • Finanças
  • Finanças
  • Finanças
  • financas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!