Finanças

Páginas: 12 (2766 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2012
Caso Hovey and Beard



O caso Hovey and Beard é um caso modelo já que não se encontram evidências da sua existência na vida real. Sendo este um caso modelo não é possível investigar a sua história pelo que passaremos à análise do caso propriamente dito.
A Empresa Hovey and Beard.
A Companhia Hovey and Beard é uma empresa cuja atividade é construir várias tipos brinquedos de madeira, taiscomo: animais, brinquedos de puxar, entre outros. Parte do processo da construção dos brinquedos passava por pintá-los e é à volta desta atividade que se concentra o caso. Os pintores tinham que pintar as peças que iriam compor o brinquedo, principalmente em duas cores ainda que alguns brinquedos eram pintados com três cores o que comportava uma segunda passagem pela secção de pintura. Após apintura os trabalhadores tinham que pendurar o brinquedo em ganchos em movimento, que os transportaria através de um túnel de secagem. Este processo era marcado por absenteísmo, rotatividade elevada do pessoal, baixa moral, descontentamento e stress.
Em certo momento houve uma reorganização na operação de pintura, de maneira que os oito empregados que executavam a pintura se sentassem em linha, emfrente da fila de ganchos em movimento. Esta fila de ganchos passava em frente da linha de funcionários e de seguida entrava no forno secador.
O processo de pintura tinha um tempo que fora calculado por engenheiros, de modo a que cada funcionário, após ser totalmente treinado, ser capaz de colocar um brinquedo em cada gancho, antes que este ficasse fora de alcance. O pintor devia então retiraro brinquedo do tabuleiro próximo, colocá-lo no cavalete dentro da cabina, pintá-lo de acordo com o padrão de cor e pendurar o brinquedo num gancho.
Os funcionários que trabalhavam na secção de pintura recebiam um bónus, de acordo com o total de brinquedos que produziam, se este era maior ao esperado. Uma vez que este processo era novidade, existia uma remuneração de formação, cujo valordecrescia, de cada mês que passava. Existia uma data prevista de seis meses de formação, pois era o tempo que se esperava ser necessário para atingir os padrões de produção calculados, sendo o objetivo principal a maximização da produção.
Com o ínicio da formação chegou a notícia de que os pintores estavam a efetuar a sua aprendizagem mais lentamente que o esperado e, consequentemente, a produção iriaestabilizar a nível muito abaixo do planeado, pois a maioria dos ganchos não eram preenchidos. Então começaram as reclamações dos pintores, os quais afirmavam que os ganchos passavam rápido demais e que os engenheiros teriam calculado mal a sua velocidade. Alguns destes funcionários pediram demissão e outros tiveram de ser substituídos, fator que agravou ainda mais o problema da formação.
Alémdas queixas relacionadas com o tempo estipulado, surgiram queixas relacionadas com a sujidade do trabalho, o mau cálculo dos incentivos e a temperatura elevada que supunha trabalhar perto do forno de secagem.
Após algumas reuniões com o consultor, o supervisor achou que seria necessário reunir os pintores para um debate geral sobre as condições de trabalho. Na primeira reunião participaram osoito pintores que fizeram novamente as mesmas reclamações, dando mais relevância ao facto da sala ser mal ventilada. Após esta reunião ficou marcada outra reunião na qual se iria discutir o problema da ventilação e temperatura com os engenheiros. A empresa não achava que as reclamações tivessem fundamento e que o custo de uma medida eficaz e satisfatória teria um custo excessivamente elevado, poistinham pensado em ar condicionado.
Na segunda reunião os pintores tinham uma proposta a fazer, pois achavam que ficariam muito mais confortáveis se fosse possível colocar vários ventiladores grandes na sala de modo que circulasse o ar em volta dos seus pés. Depois desta proposta, o supervisor concordou em experimentar a ideia. Por fim, e após alguma discussão entre o supervisor, consultor e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Finanças
  • Finanças
  • Finanças
  • Financas
  • Finanças
  • Finanças
  • Finanças
  • financas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!