Finanças

Páginas: 4 (981 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
3) Pesquisar no site do IBGE http://www.ibge.gov.br, a metodologia de apuração da inflação, identificando ainda pelo menos três índices de preços de ampla utilização para correção e atualização depreços ou de contratos. Faça um resumo dos dados encontrados, que deve ser complementado através de pesquisa bibliográfica em livros de Matemática Financeira, com a descrição de como se aplicam acorreção monetária nos saldos devedores dos empréstimos e/ou financiamentos e como se calcula a rentabilidade real de uma aplicação financeira. Vale lembrar, que a referência bibliográfica e os sitesutilizados na pesquisa devem ser informados.

De acordo com o IBGE, desde 2012, a metodologia de apuração da inflação é baseada nos novos padrões de consumo revelados pela POF (Pesquisa de OrçamentosFamiliares) de 2008/2009. Com a adoção dessa metodologia, houve o aperfeiçoamento da apuração dos gastos dos consumidores, de forma a atender às recomendações internacionais para que os institutos queproduzem índices de preços atualizem suas bases a cada cinco anos.
No Brasil, historicamente, as principais instituições que calculam índices de preços para economia brasileira são Fundação GetúlioVargas (FGV), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE). Aseguir, estão três índices de preços de ampla utilização para correção e atualização de preços ou de contratos:

INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Calculado pelo IBGE (InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística) nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e domunicípio de Goiânia. Mede a variação nos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendas entre um e oito salários mínimos. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Finanças
  • Finanças
  • Finanças
  • Financas
  • Finanças
  • Finanças
  • Finanças
  • financas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!