Finanças empresarias

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO
Esta analise tem como objetivo geral apresentar a relevância do Sistema de Informações
Gerenciais como ferramenta essencial na estruturação de modelos de demonstração
do resultado do exercício, para subsidiar o processo de tomada de decisões.
Adicionalmente, enfatiza-se a importância da Contabilidade como ferramenta de informação para o planejamento e controle financeiro dentrode uma empresa.
A metodologia foi baseada em um estudo de caso de uma empresa na área comercial,
localizada no estado de Minas Gerais, em atividades de produção e vendas de suas confecçõe.

1. Desenvolvimento

1.1 Administração Orçamentária

Planejar, representa decidir-se antecipadamente. Decidir implicar em optar por alternativas de ações excludentes, em função de preferências,disponibilidades, grau de aceitação ao risco, etc. Fazendo a análise inversa decidir. O planejamento financeiro é uma ferramenta que tem como principal objetivo reduzir os riscos, porem não os eliminam.
Gerentes devem encarar os dados como um recurso importante que eles precisam aprender a manejar adequadamente para garantir a sobrevivência de suas organizações. Apresenta, para efeito deplanejamento e controle, que as aplicações mais freqüentes em sistemas envolvem:
• Orçamentos: O sistema orçamentário, se bem projetado, envolve toda a organização e produz informações que refletem quantitativamente as decisões tomadas no planejamento.
• Previsão de Vendas: Sistema que auxilia a tomada de decisões para determinação do plano de vendas. É fundamental importância no planejamento, uma vezque a locação de recursos de toda empresa é função do plano de vendas, que representam a premissa interna predominante no planejamento.
• Provisões: Recursos necessários para funcionamento de uma empresa. É preciso ter planejamento, disciplina e paciência para fazer provisões. A parcela de lucro deve estar inserida neste item. É importante o empresário compre bem e tenha um bom planejamentofinanceiro para não usar o dinheiro da reserva.
A empresa ts confecção, tem como produção própria na especialidade de venda de camisas. A ts confecção calcula um volume de vendas de 3.000 camisas no mês de janeiro de 2010, com aumento de 500 camisas a cada mês. A ts confecção visa um preço de venda de R$80,00 por peças e impostos colocados em 20%.
Orçamento de venda:Janeiro fevereiro março
Previsão de
Vendas
(unidades) 3.000 3,500 4.000
Preço unitário 80,00 80,00 80,00

Total de vendas
(venda bruta) 240.000,00 280.000,00 32.000,00
Imposto 20% (48,000.00) (56,000,00) (64,000,00)
Receita liquida 192.000,00 224.000,00256.000,00
Mensal

• Controles Financeiros: São instrumentos que permitem ao administrador planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar recursos financeiros de sua empresa em determinado período.
• Controle de caixa: De vital importância por meio dos registros realizados, pode-se conhecer a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado pela empresa diariamente, sendo sua própriahistoria.
• Controle de contas a receber: Possibilitando o conhecimento dos seguintes pontos:

 Montante dos valores a receber;
 Contas vencidas e a vencer;
 Clientes que não paga em dia;
 Como programar suas cobranças;
Controle de contas a pagar: Possibilita que a empresa fique permanentemente informada sobre:
 Vencimentos dos compromissos;
 Como estabelecer prioridades de pagamentos; Montante dos valores a pagar;
Fluxo de caixa: Projeção das entradas e saída de recursos financeiros para determinado período, visando prever a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedente de caixa nas operações mais rentáveis. Proporcionando o levantamento de recursos financeiros necessários as operações econômicos -financeiras da empresa, utiliza da melhor forma possível, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • finanças empresarias
  • finanças empresarias
  • Finanças empresarias
  • Finanças empresarias
  • finanças empresarias
  • finanças empresarias
  • Finanças empresarias
  • Finanças empresarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!