finanças empresariais

Páginas: 10 (2369 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO




ALUNA: Erlaine Moreia Gomes






TEMA: FINANÇAS EMPRESARIAIS























Espinosa
2013



Erlaine Moreira Gomes






FINANÇAS EMPRESARIAIS











Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Bacharelado em Administração na UNOPAR -Universidade Norte do Paraná. Para as disciplinas: Administração Financeira e Orçamentaria; mercado de Capitais e Direito Tributario. Professores: Fábio Proença; Karen Manganotti; Vânia Silva e Janaina Vargas. Polo de Espinosa-MG.



















Espinosa
2013


Este trabalho é uma produção textual, com base em dados teóricos, que visa ampliar os conhecimentos acerca dasinformações da Empresa Meta Soluções. O presente estudo tem o objetivo de apresentar soluções e relatório sobre a empresa.
Nota-se que este estudo tem o objetivo de desenvolver habilidades na elaboração de fluxo de caixa, demonstrando sua unidade e a utilização dos dados empresariais para a gestão financeira, possibilitando, portanto um maior aprendizado na função na empresa.
Percebe-se que aempresa Meta Soluções precisa de serviços de um consultor empresarial, tendo um papel fundamental na empresa e apresentara um relatório com resultado do trabalho.
E também deve preparar o fluxo de caixa com as informações coletadas na empresa. Com isso os diretores da organização possuem algumas duvidas sobre finanças empresariais.
O Custo de Oportunidade representa o custo associado a umadeterminada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha. O custo de oportunidade está, desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez.
Neste contexto o custo de oportunidade é um termo usado na economiapara indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
Sendo que custo de oportunidade aberto, tal como o escondido, não leva em consideração o conceitode camuflagem ou o embutimento de custos sob as diversas máscaras contábeis. Custo de oportunidade contábil é o planilhamento do custo aberto ou camuflado na forma contábil (âmbito da Contabilidade Gerencial, segmento da Contabilidade de Custos).
Um dos objetivos deste estudo constitui em entender o fluxo de caixa, abordando sua importância nas cooperativas de ensino, com a finalidade geral dedemonstrar esta ferramenta como uma auxiliadora nas tomadas de decisões e de melhoria dos recursos financeiro.
O sistema de fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira e pode ser utilizada em todas as empresas, não importando o seu porte. Sua implantação auxilia no processo administrativo-financeiro, as medidas tomadas certamente levarão a bons resultados com a manutenção do fluxo decaixa equilibrado, boa rentabilidade, baixa inadimplência e um controle mais rigoroso das despesas.
O fluxo de caixa é conceituado pelos autores Assaf Neto e Silva (2002, p. 39)
como “[...] um instrumento que relaciona os ingressos e saídas (desembolsos) de recursos monetários no âmbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo. Lunkes (2003, p.71):

Ressalva-se que “O objetivo doorçamento do caixa é assegurar recursos monetários suficientes para atender às operações da empresa estabelecidas nas outras peças orçamentárias.”

Sendo que o mesmo autor afirma (2003, p.72) “O orçamento de caixa pode ser preparado por meio do fluxo de caixa em que são relacionadas às entradas e saídas de caixa previstas.” Sendo as projeções dos fluxos necessárias para melhor coordenar e controlar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • finanças empresariais
  • Finanças empresariais
  • Finanças empresariais  
  • Finanças empresariais
  • Finanças empresariais
  • Finanças empresariais
  • Finanças empresariais
  • Finanças empresariais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!