Finanças corporativas

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
GESTÃO FINANCEIRA 3º SEMESTRE

Nome: Rita Goya RA: 101222688
Nome: Juliana Manffrenatti Martinelli RA: 111269865



TRABALHO DE FINANÇAS CORPORATIVAS


APLICAÇÃO DE MÉTODOS PARA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM UM PROJETO NO SETOR ELÉTRICO.


INTRODUÇÃO:De um modo geral, os investimentos podem ser definidos como aplicações de recursos que visam produzir algum retorno capaz de compensar seu uso durante determinado período.

Os investimentos temporários representam aplicações de valores com intenção de resgate dentro de certo tempo, segundo Ludicibus (1988 apud HOJI, 2004). São exemplos deste tipo de investimentos títulos públicos, fundos deinvestimentos e certificados de depósitos bancários.

Para Brigham, Gaspenski, Eharthardt (2001) as decisões de investimentos devem ser delineadas através do processo de orçamento de capital, que segundo Gitman é o processo de avaliação e seleção de investimentos a longo prazo, que consiste com a meta da empresa de maximização da riqueza dos proprietários .

A partir da aplicação destesmétodos, foi possível subsidiar informações relevantes a avaliação do projeto, de acordo com os respectivos critérios estudados. Esta abordagem justifica-se em virtude da importância das análises de investimentos para tomada de decisões referente a alocação de capital nas empresas.

Os investimentos em projetos de potencialização, apresentam-se como uma alternativa importante para o aumento daoferta, fator essencial para o crescimento econômico do país, e ainda destacam-se pelo baixo impacto gerado.

Os investimentos permanentes são realizados em ativos que visam produzir resultados ao longo do tempo de investimento, como por exemplo, a aquisição de terrenos, edificações, máquinas, equipamentos, entre outros.

San Vicente (1987, p.59), afirma que a administração da empresa não temcontrole sobre estes fatores, pois eles podem estar relacionados a mudança tecnológicas e a partir desta constatação, admite-se que a utilização dos métodos para análise de investimentos buscará sempre nortear as decisões para os melhores resultados possíveis, contudo, incertos.

Por fim, foram analisados os dados coletados e aplicado aos métodos, sendo avaliados os resultados obtidos, paraconclusão sobre a viabilidade econômico-financeira do projeto em questão segundo os mesmos.






FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Gitman, as decisões de investimento a longo prazo representam dispêndios consideráveis de recursos, que comprometem a empresa em certo cursos de ação, mas de acordo com Ehrhaardt, Gapenski e Brigham (2001), estas decisões definem a direção estratégicas daempresa, pois qualquer mudança relacionada a novos produtos, serviços ou mercados, são precedidas por investimentos.

Estes investimentos podem ser motivados por diversos fatores, como a expansão do volume de atividade decorrente da insuficiência na capacidade de produção da empresa. Outro fator que motiva dispêndios, diz respeito á substituição e modernização de ativos em virtude da obsolência dosmesmos.

Propostas independentes quando a aceitação de uma proposta não implica a desconsideração de outra.

Propostas mutuamente excludentes onde a aceitação de uma proposta implica na rejeição de outra.

Proposta colidentes possui as mesmas características da proposta mutuamente excludentes, entretanto neste caso os objetivos das propostas são diferentes.

Propostas contingentesdependem de aprovação de outras.


FLUXOS DE CAIXA

O fator inicial é observar os fluxos de caixa, que segundo Securato são caracterizados por: “[...] um conjunto de entradas e saídas de caixa ao longo do tempo”.

Martins e Assaf Neto (1986) ressaltam que o correto dimensionamento dos fluxos de caixa, constitui-se no aspecto mais importante na decisão de investimento.

Investimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Finanças Corporativas
  • Finanças corporativas
  • Finanças corporativas
  • Finanças Corporativas
  • Finanças Corporativas
  • finanças corporativa
  • Finanças corporativa
  • Finanças corporativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!