Finanças comportamentais

Páginas: 30 (7407 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014
Contextualizando a Pesquisa em Finanças Comportamentais: Uma Análise das Principais Publicações Nacionais e Internacionais que Abrange o Período de 1997 a 2010.


RESUMO
As ocorrências freqüentes nos mercados denotam a inconsistência dos aspectos racionais para conduzir as “decisões dos investidores e do “mercado”, pois fenômenos como fuga de capitais, bolhas especulativas e altavolatilidade nos preços dos ativos são cada vez mais recorrentes e notados pela literatura e pesquisa ao redor do mundo. Tais fatos favorecem a consolidação e a busca pelo campo das Finanças Comportamentais, dado que seu o enfoque e teorias contextualizam a importância de elementos sociais e de cunho psicológicos que acarretam essas problemáticas. A busca pela compreensão dos fenômenos observados nosmercados financeiros, e incompatíveis com o prognóstico dos modelos tradicionais, impulsionou o crescimento das Finanças Comportamentais. Isso fez com que, na atualidade, essa área despertasse a atenção dos pesquisadores, além de ser caracterizada como um das perspectivas mais controversas do campo de Finanças. Assim, esse artigo tem como propósito examinar as publicações sobre Finanças Comportamentaisdivulgadas na Revista Brasileira de Finanças (RBFIN), Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e Cadernos de Pesquisa em Administração da USP, bem como nos anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ENANPAD), do Encontro de Finanças promovidoSociedade Brasileira de Finanças (SBFIN), referentes ao período de 2000 a 2010 e do site Social Science Research Network (SSRN), do período de 1997 a 2005. A escolha dos eventos citados foi motivada devido a ambos se constituírem em meios representativos das produções acadêmicas no campo da Administração e das Finanças, respectivamente. A escolha das revistas se deu porque as duas foramcaracterizadas como os periódicos nacionais mais importantes para a área de Finanças, segundo dados de outras pesquisas. A escolha pelo site foi devido a sua grande utilização pelos acadêmicos de Finanças e Economia e facilidade de filtrar a relevância dos artigos pela quantidade de downloads realizados. Os aspectos metodológicos contemplaram a leitura flutuante e reflexiva com o uso da análise de conteúdo. Osresultados mostram que as pesquisas em Finanças Comportamentais cresceram, estando a publicação de artigos concentradas nos eventos científicos, com destaque para o ENANPAD. Há um predomínio de trabalhos empíricos e de abordagem quantitativa. Os temas mais freqüentemente pesquisados são o Efeito Disposição e Efeito Dia da Semana. Em sua maioria os autores são do sexo masculino e, quanto ao númerode autores por artigos, sobressaem-se os trabalhos com dois autores e três autores.
1. INTRODUÇÃO

Constituindo-se em uma área ainda em desenvolvimento, os estudos sobre Finanças Comportamentais se fundamentam em questões como a sujeição dos agentes humanos a vieses de comportamento. Esses vieses possibilitam que os processos decisórios dos indivíduos sejam baseados em aspectos não apenasracionais. As Finanças Comportamentais, portanto, ao contestar a hipótese de racionalidade dos tomadores de decisão, aceita pela vertente tradicional de finanças, se alicerça em elementos da Psicologia Cognitiva, Economia e Finanças, visando estabelecer uma compreensão do comportamento humano nos mercados financeiros.
Nesse contexto, uma pesquisa visando identificar a percepção dos professores doscursos de doutorado em Finanças no Brasil e nos Estados Unidos, quanto ao ensino e pesquisa na área mencionada, demonstrou que as Finanças Comportamentais se configuram como o assunto emergente mais lembrado pelos docentes, apesar de não ser o mais pesquisado (SOUZA, MURCIA e BORBA, 2009). Por sua vez, em um estudo bibliométrico preliminar abrangendo o período de 2001 a 2007, os autores Vieira e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FINANÇAS COMPORTAMENTAIS
  • Finanças comportamentais
  • Finanças Comportamentais
  • Finanças Comportamentais
  • Finanças Comportamentais
  • Finanças comportamentais
  • Finanças comportamentais
  • Financas comportamentais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!