Finanças, capital de giro no financiamento

Páginas: 9 (2028 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Trabalho de Introdução a Finanças
Fontes de financiamentos em curto prazo
Tema: O capital de giro como fonte de financiamento para EPP.
Objetivos específicos:
Compreender o que empresa de pequeno porte.
Compreender o que é Capital de Giro
Compreender o que é financiamento a curto prazo
Vantagens e desvantagens do Capital de Giro



Compreendendo o que empresa de pequeno porte:Art. 3º Para os efeitos desta Lei Complementar consideram-se empresa de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desdeque:
I- No caso da empresa de pequeno porte, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais).
Considera-se receita bruta, para fins do disposto no caput deste artigo, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestadose o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos. 
No caso de início de atividade no próprio ano-calendário, o limite a que se refere o caput deste artigo será proporcional ao número de meses em que a empresa de pequeno porte houver exercido atividade, inclusive as frações de meses. 

Capital de Giro: O capital de giroestá diretamente associado às fontes, as quais a empresa necessita para financiar seu crescimento. O capital de giro está também sujeito a exposições e riscos oriundos de múltiplas áreas, tais como recebíveis, contas a pagar, gerenciamento de estoques, gerenciamento de caixa, etc. Em cada uma dessas áreas encontra-se diferentes desafios no que tange ao alcance da liquidez necessária, à obtenção doprocesso mais eficiente, à adoção de novas tecnologias e à avaliação da qualidade do capital de giro no balanço patrimonial. O capital de giro é base de todo negócio financeiro. O estudo do capital de giro, é fundamental para o administrador financeiro e para profissionais que atuam na área financeira de um modo geral. No tocante à Gestão do Capital de Giro, busca-se contribuir de modo viável erelevante, proporcionando uma visão mais holística em relação ao tema, dispondo de instrumentos para a implantação de ferramentas que serão utilizadas com maior controle ao administrar o Capital de Giro em uma empresa de pequeno porte, visando à importância e a complexidade das responsabilidades do Gestor Financeiro, voltado para o auxílio de empresas que desejam sobreviver no mercado competitivo, alémde maximizar e elevar a sua lucratividade, planejando estrategicamente seu futuro financeiro. Sendo assim, quais as principais dificuldades das empresas de pequeno porte na Gestão do Capital de Giro? Quais os métodos empregados na Gestão do Capital de Giro das Empresas de Pequeno Porte?
Bem como destacar a necessidade do planejamento e controle do Capital de Giro, sugerindo alternativas viáveisna gestão de uma empresa de pequeno porte, que pode não ter o retorno financeiro esperado em virtude de diversos aspectos, tais como:
Ciclo financeiro insuficiente.
Falta de informações contábeis e financeiras.
Falta de formação do gestor para trabalhar com as informações.
Má gestão do Capital de Giro.
Falta de conhecimento dos princípios contábeis

Compreender o que é financiamento a curtoprazo:
As empresas tomam empréstimos de curto prazo quando têm necessidades sazonais de recursos. Os empréstimos são liquidados à medida que as necessidades vão diminuindo. Empréstimo não garantido é o financiamento a curto prazo obtido sem a necessidade de vincular determinados ativos como colaterais e estão geralmente associados ao financiamento de estoques e de contas a receber. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fontes de financiamento para capital de giro
  • Financiamento capital de giro
  • Finanças
  • Linhas de financiamento de capital de giro para importadores
  • Importadores: linhas de financiamento para capital de giro
  • Financiamento do capital de giro em micro e pequenas empresas
  • Capital de giro
  • Capital de giro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!