Finanças analise de balanço shopping

Páginas: 7 (1600 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
1. PANORAMA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE SHOPPING CENTERS:
No Brasil, os Shopping Centers apresentam outros atrativos além da concentração de lojas e serviços diversificados em um só local, da disponibilidade de estacionamentos e a climatização dos ambientes. A sensação de segurança proporcionada e o abrigo contra as chuvas tropicais que irrompem justamente no período das festas natalinas, momentode maior concentração de vendas do ano, são fatores que levam as vendas de Shopping Centers a crescer em níveis superiores aos do varejo em geral.
O gráfico abaixo apresenta o indicativo dos motivos para gastos em Shopping Centers no Brasil in 2003.


Segundo dados da ABRASCE, a participação de Shopping Centers brasileiros representa aproximadamente 18% do volume de vendas do mercado devarejo nacional (excluindo automóveis), contrastando com percentuais de 70% e 30/35% nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente. Esses números demonstram o notável potencial de crescimento do setor de Shopping Centers no Brasil.
Aliada à estabilização econômica do País, com a redução de taxas de juros, o Brasil apresenta um bom momento de sua economia. O aumento de consumo acima da taxa deinflação teve um impacto positivo nas vendas dos Shopping Centers brasileiros. O bom desempenho das vendas no mercado de varejo tem estimulado a procura por novos espaços em Shopping Centers e a redução no ritmo de inaugurações nos últimos cinco anos e a conseqüente oferta limitada de ABL adicional nos Shopping Centers não tem conseguido atender a demanda dos principais varejistas. Os níveis devacância (3,0/4,0%) e inadimplência (8,0%) dos Shopping Centers diminuíram significantemente se comparados com anos anteriores, de acordo com o Valor Análise Setorial. O gráfico a seguir mostra a evolução do faturamento do mercado de Shopping Centers no Brasil, através do qual podemos verificar o crescimento das vendas, em Reais e em Dólares, tendo sido estimado para o ano de 2006 um crescimento naordem de 10%.

Uma importante característica do mercado brasileiro de Shopping Centers é a pulverização da propriedade, tanto em número de Shopping Centers, como em ABL. Os nove maiores grupos de empreendedores brasileiros possuem apenas 18,3% do número de Shopping Centers e 31,5% do ABL no Brasil.
Embora bastante pulverizado e diversificado, o segmento de Shopping Centers do País apresenta umnível de qualidade de especialização que se equipara aos melhores do mundo, sendo o Brasil o décimo país do mundo em número de Shopping Centers construídos, de acordo com a ABRASCE. Nos últimos cinco anos, o setor de Shopping Centers brasileiro observou uma tendência de buscar nichos de mercado com empreendimentos em formato de vizinhança e comunitários, de menor tamanho, e concentrados,principalmente, nas cidades de médio porte, consolidando uma tendência de interiorização. Outra tendência recente tem sido também no sentido de ampliar a função social e comunitária dos Shopping Centers, ofertando variados tipos de serviço, entretenimento, lazer e cultura. O conceito de Shopping Center se atualiza no tempo, através da alteração de seu perfil ou de formatos diferenciados de atuação.
SegundoABRASCE, em 2006, a indústria de Shopping Centers vem demonstrando grande vitalidade, desempenhando importante papel na economia, como geradora de cerca de 524 mil empregos diretos e aumentando expressivamente a integração com a comunidade, por meio de ações sociais.
2. EMPRESAS ANALISADAS:
A BRMALLS é uma grande Companhia, fruto de uma combinação única: os 50 anos de tradição da Ecisa, aexperiência da EGEC e da Dacom na gestão e comercialização de shoppings, o histórico de sucesso da GP Investments e a força mundial do Equity International.

A empresa tem a visão desafiante de ser a maior e melhor companhia de shopping centers da América Latina.

Atualmente, a BRMALLS tem participação em 35 shopping centers, totalizando 1.035,5 mil m² de ABL total e 467,2 mil m² em ABL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Finanças Shopping Iguatemi
  • Analise de balanço
  • Análise de balanço
  • Analise de balanço
  • Análise de balanço
  • Analise de Balanços
  • Analise balanço
  • analises de balanços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!