finalidade do estoque

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013

1 O Fim da era das Revoluções
O fim do século XIX, a Europa enfrentou grandes indefinições e inquietações. As descobertas científicas deram início a um processo de mudanças de mentalidade, porque provocaram a alteração de valores centenários e questionamento de convicções religiosas.
Uma onda de pessimismo se espalha pela Europa. Os artistas já não podiam se apoiar nos sentimentos que noRomantismo serviam de filtro para compreensão da realidade
A interpretação e a explicação do mundo depois da Revolução Industrial, seja ainda suficiente para orientar seu olhar e inspirar sua arte, entende-se que o mundo visível, dá se o ser humano a sensação de conhecimento, razão de que não lhe permite ver que vai além do real.
2 O Simbolismo: O descobrimento supera o Real
A arte doperíodo refletirá esse momento de incerteza, indefinição e pessimismo, lançando um olhar indagador a todas as coisas e concretizando esse olhar em representações mais vagas, fluídas e abstratas.
Influenciados pelo desejo de investigar os artistas exploram o poder dos símbolos, para revelar as relações entre o mundo visível e o mundo das essências.
Na pintura o Impressionismo será o caminhoencontrado para uma manifestação mais pessoal, que se afasta das preocupações sociais realistas.
O uso das cores ajuda a capturar o momento, o elemento fugaz, ocasional, que é a preocupação do artista do fim do século.
O Impressionismo é muito importante pois marca o afastamento definitivo da arte acadêmica e o início da abstração, característica da arte contemporânea.
3 O projeto literário doSimbolismo
A partir da publicação de As flores do mal, de Charles Baudelaire, a Europa foi testemunha do nascimento de uma literatura de traços pessimistas, que exalta a estética do feio, tematiza a decomposição dos corpos e o caráter ilusório do real.


A colaboração de Baudelaire, Verlaine e Mallarmé no primeiro número de antologia de poemas, O parnaso contemporâneo, deu impulso a novaliteratura. Pode-se dizer que o Simbolismo e o Parnasianismo têm a mesma origem.
O Simbolismo opõe se ao mundo sensível, das aparências, ao mundo das essências. A nova estética procura revelar as correspondências entre a natureza e o humano, que só podem ser compreendidas quando vamos além do que é visível. Os simbolistas farão com que o texto literário seja o ponto de partida para as experiênciassensoriais a serem vividas pelo leitor. Por esse motivo, a linguagem e a forma são muito valorizadas por esses artistas.
O projeto literário do Simbolismo tem características próprias: a afirmação da prioridade do mistério sobre a ciência, da literatura sobre a realidade e da arte sobre a vida.
Embora o Simbolismo tenha abrigado inúmeros artistas que tinham em comum o ideal da arte absoluta, elenão pode ser reduzido a um programa com unidade de método e objetivos, porque esse ideal foi realizado de diferentes modos por diferentes representantes desse movimento.
3.1 Contexto de produção da literatura
Na França havia uma necessidade de apresentar uma reação à literatura romântica que será o ponto de partida para a produção de poemas que proponham novos modos de olhar o mundo. OParnasianismo e o Simbolismo tinham respostas diferentes , mas o mesmo propósito que era: defender a ideia de que a finalidade da arte é produzir o belo.
Os movimentos se organizam com a intensão de fazer frente a uma sociedade tecnocrata e científica. Essas condições definem aquilo que será valorizado nos poemas: as sensações, as impressões, o conhecimento mais intuitivo, menos radical.
Na Europa, aacolhida à literatura parnasiana é fria e contida, enquanto os textos simbolistas têm uma recepção mais calorosa, já que parecem captar a insatisfação do momentos. No Brasil, Os poetas Olavo Bilac e Alberto de Oliveira são admirados e lidos com fervor.
O Simbolismo chega aqui alguns anos depois do Parnasianismo, mas não provoca o mesmo impacto. Para o Brasil, é o momento de definições, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Finalidade do estoque
  • O estoque e sua finalidade
  • Finalidade dos Estoques
  • finalidade
  • Finalidades
  • FINALIDADE
  • finalidade
  • Estoques

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!