Finaanças

Páginas: 4 (958 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2012
motivos para ter um conselho administrativo em empresas familiares

“Se você quiser sobreviver em uma empresa familiar, você precisa organizar a família.”. A afirmação foi de John Davis,considerado a maior autoridade mundial em gestão de empresas familiares, Presidente do Owner Managed Business Institute, líder do programa de educação executiva Families in Business: from Generation toGeneration na Harvard Business School, na abertura do Fórum Mundial de Gestão de Empresas Familiares, realizado pela HSM do Brasil em São Paulo.

Uma forma de organizar uma empresa familiar é entender osistema de uma empresa familiar. Ele é composto por três pilares: família, propriedade e negócios. O que acontecer em um desses grupos, afeta todos os outros. “É preciso entender a dinâmica e a interaçãode cada um desses sistemas, para entender o sistema da empresa familiar. E práticas de governança corporativa podem ajudar”, explica John Davis, chamando a atenção para a diferença entre governança egestão. “Governança não é gestão. É direção. Você não precisa de conselho definido para ter governança, mas ajuda. Boa governança ajuda a unir e prosperar”.

Ele destaca que governança é umprocesso a ser amadurecido a longo prazo. Uma boa governança corporativa envolve algumas questões-chave como:

Identidade – Quem somos nós? Como estamos nos diferenciando? Quais são os nossos valoresfundamentais?
Direção – Para onde nós estamos indo? Quais são os nossos propósitos e missão? Qual é a nossa estratégia para alcançar nossas metas?
Disciplina – Quem tem autoridade? Quem toma asdecisões-chave? Quem supostamente vai fazer o que?

John Davis afirma que é preciso que haja alinhamento entre família, empresa e proprietários. A governança desses três grupos (família, propriedade enegócios) tem de estar alinhados. “É como separar Igreja de Estado. Conselho Consultivo de Administração e Conselho Familiar. Os grupos precisam estar coordenados”.

E com base em suas pesquisas, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!