filósofos contatualistas

3667 palavras 15 páginas
Os Contratualistas: Hobbes, Locke e Rousseau
Política II: Hobbes, Locke e Rousseau

01. Para John Locke, no estado de natureza há liberdade e respeito entre os homens. Porém, esse estado pode degenerar-se em estado de guerra, no qual o respeito pela liberdade desaparece. Segundo Locke, a solução para esse problema gerado pelo estado de guerra é

A) a instauração do estado civil, pois é a única forma de haver garantia para a liberdade, ainda que, de certo modo, restrita.
B) a declaração de guerra de todos contra todos, pois desse modo, a liberdade é garantida pelo livre uso da força.
C) a instauração do estado civil, no qual a liberdade é garantida pelo poder absoluto dos reis, isto é, poder sem qualquer tipo de limite.
D) a permanência no estado de natureza, uma vez que o estado civil pode se tornar despótico.

02. Jean-Jacques Rousseau (1712 ¬ 1778) escreveu a obra Do Contrato Social, na qual analisa os fundamentos do direito político e não o surgimento histórico das sociedades políticas. Nessa obra, esse autor afirma que o pacto social ocorre quando cada um concorda em ceder todos os seus direitos à comunidade, saindo, portanto, do estado de natureza e adentrando no estado civil. Com isso, cada um dos participantes só tem a ganhar, pois antes deveria proteger-se somente com as próprias forças, mas a comunidade formada pelo pacto garantirá a vida e os bens de cada associado ampliando suas forças.

Com base nessas idéias, marque a alternativa correta.

A) O texto acima sustenta que os participantes do pacto adquirem o direito de defender, com suas próprias forças, seus bens e suas vidas.
B) O texto acima descreve a fundação do corpo político para Rousseau.
C) O texto acima descreve a passagem do estado civil ao estado de natureza.
D) O texto acima descreve um momento histórico vivido por toda a humanidade.

03. "A idéia de que o Estado, a sociedade civil, precisamente enquanto contraposta ao insociável estado de natureza, é algo construído

Relacionados

  • Hobbes
    1152 palavras | 5 páginas
  • graduando
    6743 palavras | 27 páginas
  • Rousseau
    6198 palavras | 25 páginas