filtracao

Páginas: 9 (2132 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
OS CICLOS ECONÔMICOS
1.Qual foi o legado sócio-político-econômico do ciclo do açúcar?

As exportações de açúcar representaram o eixo econômico da colônia, no período que se estende do século XVI até o final do século XVIII. Sendo assim, o ciclo açucareiro deixou profundas marcas sobre a organização e o funcionamento da economia brasileira, inclusive até os dias atuais. Em primeiro lugar, amonocultura exportadora da cana-de-açúcar exigia o cultivo em larga escala, razão pela qual as fazendas ocupavam extensas áreas do território colonial. Deu-se início nessa época, portanto, a uma forma de apropriação de terras caracterizada pela existência de grandes propriedades fundiárias.Outra herança do ciclo do açúcar foi a expansão territorial do Brasil, proporcionada graças à defesa domonopólio açucareiro. O resguardo das riquezas provenientes das exportações estimulou o alargamento da fronteira , incentivando o povoamento de novas áreas.o Por último, podemos destacar a mudança no perfil populacional da colônia, em virtude da exportação açucareira. A importação maciça de escravos africanos para o trabalho nos pólos açucareiros mais importantes (como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro eSão Vicente) fez da figura do negro um novo componente na população colonial brasileiro.

2.Que relação pode ser estabelecida entre mineração e formação do mercado interno?

A atividade mineradora era certamente mais propícia para a formação de um mercado interno na colônia, em comparação com a exploração açucareira. A produção aurífera deu origem a novas formas de trabalho escravo , além deabrir espaço para a atuação de empreendedores de pequeno porte. Em decorrência da menor concentração de renda verificada, havia certo incentivo para a produção de gêneros de consumo corrente dentro da colônia. Assim, o desenvolvimento de atividades acessórias para a manutenção da produção mineradora, como a agricultura e a pecuária.

ORIGENS DA INDÚSTRIA
03 – Que fatores internos e externosestimularam o desenvolvimento da indústria brasileira?

Com uma população muito grande, a mão-de-obra, era fácil encontrada e os salários pagos eram pouco, o que se tinha daí custos de produção muito baixos, que geravam o lucro para os senhores fazendeiros.
A CRISE DE 1930 E O AVANÇO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
1 - Quais foram os efeitos da Grande Depressão sobre a política econômicabrasileira? Que mecanismos de defesa do café foram utilizados durante a Grande Depressão? De que forma a desvalorização cambial atendia ao objetivo de defesa do café?
O Brasil era o principal produtor de café já no século XIX e atuava no mercado internacional como semi-monopolista, com grande vantagens comparativas. Por outro lado, a única alternativa para alocar o capital obtido da cafeicultura era oreinvestimento na produção de mais café, resultando em crises de superprodução. Assim, desenvolveram-se diversos mecanismos de defesa do café, um dos quais, a depreciação da moeda nacional nos momentos de queda dos preços de exportação, procedimento que diminuía as perdas de receitas dos cafeicultores. Os mecanismos foram se sofisticando, tal que o governo passou a comprar os excedentes de produçãofinanciado por empréstimos externos.
Quando a crise mundial de 1929 atingiu a cafeicultura, esta se encontrava em situação extremamente vulnerável. Para uma produção de 28 milhões de sacas, apenas 14 milhões foram exportadas. A política de defesa do café, sem mecanismos efetivos para conter a superprodução, só agravava esse desequilíbrio. Nossa economia ainda era imensamente dependente do café –uma de suas únicas rendas – portanto, mais uma vez, lançou-se mão do mecanismo cambial para sua defesa. Entretanto, o preço continuava caindo.

Evidentemente a preservação da renda dos cafeicultores era paga pelo conjunto da sociedade (“socialização das perdas”, nos termos de Celso Furtado). Essas medidas não foram suficientes, assim, o governo tomou a decisão de utilizar uma solução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filtração
  • Filtração
  • Filtração
  • Filtração
  • Filtração
  • Filtração
  • filtração
  • Filtração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!