Filosofos

Páginas: 13 (3007 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
1. O sofrimento para Friedrich Nietzsche é (duas alternativas):
A_(_x_)_Algo importante para a vida do ser humano, uma vez que, para ele, quanto mais a pessoa passa por adversidades, mais ela se desenvolve como ser humano, pois é em meio ao sofrimento que se aprende a viver.
B_(__)_O sofrimento é algo negativo à existência humana, pois aniquila as forças vitais, sendo necessário ao serhumano procurar uma religião para aprender a lidar com os problemas.
C_(__)_Nietzsche é indiferente ao sofrimento. É algo simplório demais para que o ser humano, no auge de sua força vital, possa considerá-lo como um problema.
D_(_x_)_Não existe vida sem sofrimento, e felicidade sem esse sentimento também não. Ao ser humano cabe compreender que ele faz parte da sua existência e aprender a tiraralgo positivo dele. Quando se sofre, segundo Nietzsche, o ser humano se fortalece e aprende a lidar melhor com os sofrimentos futuros.

2. A frase de Nietzsche “o que não me mata, me fortalece” pode ser entendida como:
A_(_x_)_Aquilo que não é capaz de aniquilar a existência do homem não é de todo o mal, por mais que pensemos assim. O sofrimento, o prejuízo, a dor, enfim os sentimentosconsiderados negativos pela sociedade podem ajudar o ser humano a se conhecer e a se fortalecer diante da vida. É possível sempre tirar algo de positivo em meio aos problemas, por mais difíceis que sejam. Mas apenas as pessoas fortes são capazes de fazê-los.
B_(__)_Significa crer que Deus não permitirá que algo de tão ruim abale a vida do fiel. Deus está no comando e ele sabe o quanto o ser humano podesuportar.
C_(__)_Significa dizer que não existe vida sem sofrimentos e que cabe ao ser humano ignorá-los ou se anestesiar diante deles, procurando na imagem divina uma válvula de escape para aliviar a sua dor.
D_(__)_É ter fé de que nem sempre os problemas são tão ruins. E quanto mais brandos forem eles, mais a pessoa poderá se desenvolver como ser humano.

3. Sobre o que diz Nietzsche arespeito da moral tradicional, assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_A moral tradicional não é valida e tampouco deve ser seguida, pois aquilo que ela considera justo e bom é sempre relativo a um grupo que possui interesses. Nesse caso, não é possível compreendê-la como algo universal e que possa ser considerada por toda a humanidade.
B_(__)_Não existem valores imutáveis e universais. A moralestabelecida é fruto de uma construção histórica que procurou beneficiar um grupo de interessados, não existindo noções absolutas de bem e de mal.
C_(__)_As noções de bem e mal estabelecidas pela moral tradicional são produtos histórico-culturais, elaboradas pelo homem a partir de interesses humanos, mas que, as religiões impõem como se fossem produtos da “vontade de Deus”.
D_(_x_)_Seguir amoral tradicional é importante ao desenvolvimento humano, pois, segundo Nietzsche é por meio dela que o ser humano resgata as suas forças vitais, a sua dimensão dionisíaca e constrói o que ele chama de “moral de senhores”.

4. A moral de rebanho é:
I. A moral cristã.
II. A moral geradora de resentimentos e culpas.
III. A moral fundada na aceitação do sofrimento, da renúncia, do altruísmo, dapiedade, típicos da moral dos fracos.
IV. A moral que resgata a dimensão dionisíaca e favorece o desenvolvimento autêntico do ser humano.
V. A moral que favorece o desenvolvimento do ser humano, respeitando as dimensões dionisíaca e apolínea, reconhecendo como válidos os seus desejos e vontades e não os entendendo como pecado ou algo que deva ser condenado.
Estão corretas as afirmativas:A_(__)_I, II, IV e V.
B_(__)_I, II, III e IV.
C_(_x_)_I, II e III.
D_(__)_I, II e V.

5. Para Nietzsche, a moral de rebanho é prejudicial ao ser humano, pois:
A_(__)_visa a conservação da vida e dos instintos fundamentais.
B_(__)_funda-se na capacidade de criação, de invenção, cujo resultado é a alegria do ser humano.
C_(_x_)_as pessoas acomodam-se diante das dificuldades e submetem-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofos
  • Filósofo
  • filosofos
  • Filosofos
  • filosofos
  • FILÓSOFOS
  • Filosofos
  • Filosofos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!