filosofos

Páginas: 20 (4873 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA









ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Graziela Gomides de Oliveira RA:418858
Genilde Mota Morais RA:417477
Michelle Cristina Teodoro RA: 419502
Vanessa Dias Goulart RA:411245
Thiago Marco Aurélio de Souza Silva RA:418922










UBERLÂNDIA - MG
2013UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação do professor-tutor à distância Cheila Ramos Siqueira do Carmo.




Graziela Gomides deOliveira RA:418858
Genilde Mota Morais RA:417477
Michelle Cristina Teodoro RA: 419502
Vanessa Dias Goulart RA:411245
Thiago Marco Aurélio de Souza Silva RA:418922









UBERLÂNDIA - MG
2013



Introdução
Esse trabalho tem como objetivo orientar e promover o estudo, direcionando para maiores discussões e reflexões sobre a pesquisa realizada.
O relatório a serestudado tem como desafio a compreensão de como é a estrutura do sistema de ensino no Brasil, com suas competências e incumbências.
Dando ênfase na LDB (Lei de diretrizes e bases) e suas modalidades. Dessa forma á uma reflexão sobre a educação escolar brasileira e seus níveis e modalidades de ensino.
Sendo assim, essa atividade teve o direcionamento de um raciocínio critico e intelectual atingindo oque foi proposto.

.























Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil.

A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Art. 2° da lei n°9.394 de 20 deDezembro de 1996)

Esse artigo diz exatamente o que se propõem nas três etapas que vamos discutir e que tem a finalidade abranger a vida escolar dos cidadãos comuns e de toda a sociedade brasileira.

A educação escolar no Brasil compõe-se de duas modalidades: Educação Básica e Educação Superior.
Todas essas etapas são formadas pelas esferas municipais, estaduais e federais.A uniãotem a função de distribuir a verba necessária para cada sistema, cabe também à união a elaboração do PNE (Plano Nacional de Educação). Trata-se de um documento que consta as diretrizes e metas a serem consideradas na educação. União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Sendo assim a União organizará o sistema federal deensino e dos territórios, financiando as instituições de ensino públicos e federais, dando assistência igual a ambos.
Visando esse contexto de educação no Brasil,a ed. Básica é formada pela ed. Infantil,ensino fundamental e médio.
Vamos começar falando da primeira etapa que constitui a ed. Infantil, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade,englobando todos os aspectos físicos,psicológicos,intelectual e social e o mais importante à família e a comunidade faz parte desse processo escolar.
A ed. Infantil é oferecida em creches e entidades equivalentes com idades até três anos, e a pré-escola para crianças até cinco anos. A forma de avaliação nesta etapa é através de registro pondo em pauta o desenvolvimento diário.A ed. Infantil é deresponsabilidade somente dos municípios.
A próxima etapa a ser relatada é o ensino fundamental, que é gratuito e obrigatório e tem a duração de nove anos (com alteração do art.32) e um dos seus objetivos é a formação básica de um cidadão comum com valores morais.O currículo do ens. Fundamental incluirá obrigatoriamente conteúdos que trate dos direitos da criança e do adolescente tendo como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofos
  • Filósofo
  • filosofos
  • Filosofos
  • Filosofos
  • filosofos
  • FILÓSOFOS
  • Filosofos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!