Filosofos pré-socraticos

Páginas: 7 (1594 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Filósofos Pré-Socráticos

Os primeiros filósofos estudados pela história da filosofia são os chamados pré-socráticos, apesar de esse termo passar a idéia que tais filósofos existiram antes de Sócrates, o termo pré-socrático indica uma tendência de pensamento, estando relacionado também com filósofos que viveram na mesma época que Sócrates ou até mesmo depois dele, como o caso de algunssofistas).
Os filósofos pré-socráticos procuravam entender a natureza do mundo ( a physis ). Queriam entender a origem, o princípio de todas as coisas. Os filósofos pré-Socráticos são divididos em escolas do pensamento: Escola Jônica, Escola Itálica, Escola Eleática, Escola Atomística; de acordo com o local e problemas discutidos por seus pensadores.
A Escola Jônica recebe este nome por sedesenvolver na colônia grega Jônia, na Ásia Menor, local onde hoje é a Turquia. Seus principais filósofos foram: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso. Eles pensavam sobre o elemento primeiro, que daria origem a toda as coisas. Esses elementos eram: Fogo, Ar, Áiperon.
A Escola Itálica se desenvolveu no sul da Itália. O filósofo principal desta escola foiPitágoras de Samos. Ele pensou serem os números a essência das coisas, misturava investigações de física e matemática com misticismo.
A Escola Atomística, ou atomismo, desenvolveu-se a partir da ideia de que são vários os elementos que formam as coisas. A ideia de átomo (a = negação e tomos = divisão, ou seja, aquilo que não pode ser dividido) foi desenvolvida por Leucipo de Mileto e depoistrabalhada por Demócrito de Abdera e Epicuro de Samos.

Sócrates e Platão
Sócrates (469 a 399 a.c – filósofo ateniense):
Inaugurou a filosofia clássica. O mesmo valorizou o poder da palavra e as definições a respeito dos objetos e acontecimentos do seu tempo. Defendia a tal maneira seus princípios que preferiu tomar veneno e morrer a negá-los.
Se considerava um mediador e não professor.Utilizava a indagação, muitas vezes irônicas, assim incentivava as pessoas a pensarem sobre sua sabedoria e suas verdades. Era tido como um revolucionário, pois não fazia distinção de classe e gênero e por isso foi acusado de corromper a juventude.
Platão (Filósofo Ateniense, 428 – 348 a.c) – Discípulo de Sócrates:
Nasceu em Atenas, pertencia a uma família importante, destacou-se porque procuroujulgar os acontecimentos que acorriam em Atenas no período, procurava no diálogo as verdades e fazia o julgamento dos fatos pela razão. Dizia acreditar no mundo das sombras, o mundo terreno, imperfeito.
O mesmo apresentava curiosidade sobre diversas coisas e dividia o mundo na teoria do dualismo cósmico (mundo sensível – corpo e Mundo inteligível – alma - pefeito). A sua filosofia se baseava nabusca da verdade.

Aristóteles
Filósofo grego, 384 a.c a 322 a.c, foi aluno de Platão e professor de Alexandre o grande. Filho de médico, foi médico e fundou a escola de Atenas. O mesmo criticava o dualismo platônico, procurava defender suas concepções no realismo do ser concreto e na realidade do cotidiano.
Foi o pai da Biogênese e pai da metafísica – Teoria aristotélica do ser:
- Essenciaou acidente
- Teoria aristotélica da causalidade
- causa formal
- causa material
Sistema aristotélico: baseado na retórica, que é a outra face da dialética; segundo Aristóteles, o homem busca ser bom – felicidade e o homem é um animal político, a ética seria a base da vivencia e através dela o homem viveria em sociedade.
A lógica permearia os pensamentos dos indivíduos, sendoesta capaz de explicar os acontecimentos e sua física e astronomia se baseava nos 4 elementos principais (água, terra, ar e fogo) e o universo era formado por esferas ao redor da terra.

A Idade Média E Sua Filosofia. Principalmente (Santo) Agostinho De Hipona E (Santo) Tomás De Aquino.
A idade média foi caracterizada principalmente pela constituição dos feudos, propriedades fechadas onde os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filósofos pre socraticos
  • Filosofos pre socraticos
  • Filósofos pré socráticos
  • Filósofos Pré Socráticos
  • filosofo pre socratico
  • Resumos dos filósofos pré socraticos
  • Os Filósofos Pré-Socráticos
  • Filósofos pré-socráticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!