Filosofos na grécia

Páginas: 7 (1660 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Tales de Mileto
“Tudo Começa na Água”

Tales de Milleto foi considerado o primeiro filosofo Grego, nasceu na cidade de Mileto, por volta de 625 a.C, atual Turquia. Não há fonte contemporânea que fale a seu respeito, segundo Aristóteles, Tales foi o primeiro a considerar a água o principio de tudo que existe no universo. Tales afirmava que a água era a substância fundamental para a origem douniverso e de toda a matéria.
Tales foi um dos pré-socratas e neste período houve uma grande mudança no ponto de vista dos estudiosos. A característica comum entre esses Filósofos também chamados de Naturistas, pois eles acreditavam que a origem das coisas estava na physis palavra grega traduzida como natureza, mas cujo significado engloba também a ideia de origem, movimento e transformação detodas as coisas. A velha oposição entre Mito e Filosofia surgiu nesse momento. Os filósofos antigos procuravam transformar o Mito, conto que explicava os fatos sobrenaturais em uma explicação racional, utilizando a razão e não mais a crença em Deuses como o povo acreditava. A filosofia teve seu nascimento iniciado por Tales, matemático, astrônomo e negociante. Ele acreditava que as pessoas deveriamfocar seus pensamentos para a natureza, pois nela estaria a resposta da origem do universo e de tudo que conhecemos.
Tales aparece como o iniciador do pensamento racional, ou seja, de um pensamento filosófico, baseado na razão. A busca pela Arché (origem, principio) é um dos pontos principais da filosofia pré-socrática, que seria a compreensão do que é e qual é a substancia primordial ouprincipio substancial das coisas e do universo. Fazendo o uso da razão e não mais por justificativa do Mito, esses filósofos acreditavam ter descoberto a Arché na natureza, pois nela estão os elementos que compõe tudo que existe no universo. Já para Tales a Arché seria a água, pois a água está em tudo que conhecemos, podendo ser encontradas em diversos estados, ela se modifica de acordo com o ambiente,podendo ficar sólida, liquida ou gasosa. Por ser o principio vital das coisas, tudo por ela era constituído. Para Tales a Terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano.
O Mito, antes do pensamento racional, iniciado por Tales de Mileto, tinha como principal função uma explicação para o mundo, para a realidade, como a origem do mundo e do universo. O Mito perpassava de pai parafilho, assim toda a sociedade baseava sua existência através de um pensamento superficial, não cientifico dissolvido entre o povo.
Conta-se que Tales tinha conseguido prever um eclipse solar e determinar as estações do ano Então, com os conhecimentos sobre a natureza, previu, com um mês de antecedência, que uma safra próxima de azeitona seria excepcional; assim, passou a comprar grande quantidadeprensas. Mileto comprovou que era possível enriquecer com a ciência. O filosofo também chegou a atuar na matemática, quando foi capaz de medir a altura das pirâmides pelo cumprimento da sombra e a altura do sol no horizonte. Tales, também elaborou os primeiros Teoremas Matemáticos da época, antes mesmo de Euclides.
Podemos citar dois discípulos de Tales, que também acreditavam que a Arché estariana Natureza, mas diferente de Tales, Anaxímenes dizia que o “ar” era a substancia primária. E Anaximandro, para ele o princípio, ou elemento primordial, era o "ápeiron", infinito ou indeterminado, a matéria eterna e indestrutível, da qual provêm todos os seres finitos e determinados, e na qual os contrários - como o quente e o frio, o seco e o úmido -, em luta uns com os outros, são finalmentereabsorvidos.

Aristóteles
Nasceu em Estagira, Macedônia, em 384 a.C. Em Atenas desde 367, foi durante vinte anos discípulo de Platão. Com a morte do Mestre, instalou – se em Asso, na Eólida, e depois em Lesbos, até ser chamado em 343 à corte de Filipe da Macedônia para encarregar – se da educação de seu filho, que passaria à história como Alexandre, o grande. Em 333 voltou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preconceito na grecia dos filosofos
  • Filósofos da Grécia Antiga
  • Os filósofos da grécia clássica
  • Filósofos da Grécia antiga "pré-socraticos"
  • Os três principais filósofos da grécia antiga e suas principais ideias
  • Questões Grécia
  • Os filosofos
  • filosofos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!