Filosofos da história

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 18 de julho de 2013
Martinho Lutero

Martinho Lutero foi o precursor da Reforma Protestante, fundador do Luteranismo. Filho de Camponeses, tornou-se advogado. Lutero estudou em várias cidades e ingressou, em 1501, na Universidade de Erfurt, onde estudou os clássicos latinos, bacharelando-se em artes, lógica, retórica, física e filosofia.
Ocorre que em 1505, quando Lutero se preparava para o estudo de direito,foi abalado com a morte repentina de um amigo, sendo este, segundo alguns, o fator decisivo para sua entrada no mosteiro dos eremitas agostinianos, em Erfurt.
Tornou-se destaque na vida monástica, sendo ordenado sacerdote em 1507. Por volta de 1511 Lutero permaneceu em Roma para tratar de assuntos de sua ordem e ficou chocado com o secularismo da Igreja e o baixo nível moral da cidade.
Em 1512 foipara Wittenberg recebeu o título de doutor em teologia, tornou-se professor sobre a Bíblia e grande pregador, onde se tornou diretor de estudos e vigário distrital. Foi então que dedicou seus estudos a Santo Agostinho.
Sua doutrina, salvação de forma pessoal pela fé, foi considerada algo desafiador das doutrinas do clero católico, já que tratava de assuntos que só pertenciam ao papado. Todavia,apesar do esforço do clero católico, a doutrina de Lutero espalhou, sendo levadas adiante pelas primeiras igrejas luteranas criadas no século XVI.
Lutero, inicialmente, não teve a pretensão de dividir o povo cristão, mas este fato foi inevitável após as 95 teses fixadas na porta da igreja do castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, que relatavam que a salvação só poderia vir de umarelação pessoal com Deus e de que as indulgências eram um mero negócio, dentre outras queixas.
Para que todos tivessem acesso as escrituras que somente se encontram em latim, Lutero traduziu a Bíblia para o idioma alemão, permitindo, assim, que todos tivessem um conhecimento que era guardado somente pela igreja.
O livro sagrado atingiu um grande número de leitores, o que aumentou consideravelmente aquantidade de protestantes e um apoio popular as ideias de Lutero. O imperador manda sequestrá-lo, temendo uma atitude pública a seu favor, mantendo- o em segredo durante vários meses no castelo de Wartburg, onde o monge continuou a escrever e traduzir do grego o Novo Testamento, criando uma nova língua para a literatura alemã.
Em 1522, Lutero deixa espontaneamente o seu esconderijo, continuando aluta por mais dez anos, depois deixa o hábito de monge agostiniano. Já em 1525, casa-se com a ex-freira Katharina Von Bora, com quem teve seis filhos.

João Calvino

Filho de um tabelião, secretário do bispo de Noyon, Calvino era de origem humilde. Ingressou no colégio dos Capeto, sendo admitido entre os filhos do Senhor de Monmor, compartilhando com eles sua educação.
Em agosto de 1523,iniciou seus estudos na Universidade de Paris, onde aprendeu latim, filosofia e dialética, chegando a distinguir-se como humanista. Encaminhado para a teologia por seu pai, Calvino foi enviado para uma capela da Catedral de Noyon, depois para a paróquia de Marteville.
Seu pai mudou de ideia e o direcionou para o direito, onde 1528 frequentou as universidades de Orleans e de Bourges. Em 1532 publicousua primeira obra, “Dois livros sobre a Clemência ao Imperador Nero. Assim, aos poucos foi se aproximando das questões morais e religiosas e do pensamento de Lutero.
Em 1533 elaborou um discurso contendo matéria religiosa considerada herética, o que tornou publica a sua distância em relação ao catolicismo. Já em 1535 publicou sua mais famosa obra, “ Instituição da Religião Cristã”, o que lherendeu grande prestigio.
Calvino foi convidado a ensinar teologia em Genebra, mas teve uma tentativa frustrada de implantar os costumes reformados o que acarretou alvoroço, levando-o ao exílio em 1538.
Em agosto de 1540 casou-se com a viúva Idelette de Bure, com quem viveu por nove anos. No ano seguinte criou o modelo institucional para a igreja reformada em Genebra, publicando suas “Ordenanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A historia dos famosos filosofos
  • historia da pensamento filosofo
  • Principais filósofos da história da educação
  • Influência dos filósofos na história da administração
  • Qual a importância da história da filosofia para os filósofos atuais?
  • REDAÇÃO DA HISTÓRIA E BIOGRAFIA DO FILÓSOFO SÓCRATES.
  • A importancia os filosofos blaise pascal e gotfried leibniz na historia da computacao
  • Os filosofos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!