Filosofio e a idade contemporrânea

2424 palavras 10 páginas
Origem da Filosofia

A palavra filosofia tem origem grega, formada a partir da junção dos termos philia e sophia o significado em português algo como amizade pela sabedoria, amor pelo conhecimento.
A Filosofia é a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.
E embora não sirva como definição completa da Filosofia, ela nos dá alguma noção da natureza da Filosofia e do filosofar, nos diz que filosofar é buscar conhecimento. Ela não diz tudo o que a filosofia realmente é, pois buscar o conhecimento não significa buscar qualquer conhecimento.
O conhecimento que a filosofia busca é apenas o conhecimento racional: aquele que satisfaça as exigências da razão.

A Filosofia na Idade Contemporânea

Na Idade Contemporânea metade do século XIX e XX, passando pela Revolução Francesa aos nossos dias (lembrando que somos parte da história contemporânea, da história atual). A Idade Contemporânea está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências européias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.
No seu início, A Filosofia Contemporânea foi bastante marcada pela corrente filosófica iluminista. O iluminismo representava o perícdo em que novas luzes ou novas ideias surgiam na mente humana, apontando para um tempo em que somente a razão humana iria predominar. Filósofos iluministas como Monstequieu, Voltarie, Diderot, Adam Smith e também Immanuel Kant elevavam a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos.
Uma das características mais interessantes da Filosofia Contemporânea é a disparidade de enfoques, sistemas e

Relacionados