Filosofiaunisul

810 palavras 4 páginas
1. No Livro Didático você estudou que a Filosofia é um tipo de conhecimento com determinadas características. Dentre elas temos a radicalidade, o rigor, a dimensão crítica, a busca de uma visão ampla sobre as coisas etc. Igualmente, no seu cotidiano, você já ouviu algumas destas expressões abaixo. Observe:

* O técnico de futebol: “– Bem, a filosofia do nosso time é a seguinte...” * Uma pessoa qualquer: “– Cada um tem a sua filosofia de vida...” * Um político: “– Quero agora falar da filosofia do meu partido...”

a. Comente as possíveis semelhanças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima. (2,0 pontos)

Resposta do item a | Quanto a expressão do técnico de futebol temos algumas características como usoda experiência, da vivencia do técnico para colocar seus argumentos sobre o time defutebol. Como também na pessoa que fala sobre a filosofia de vida ele se argumenta deexperiências próprias e de conhecimento abstrato e olhar critico sobre a outra pessoa.Quanto ao politico podemos dizer que há o uso do discurso para o convencimento daverdade o que promove o relativismo sobre o tema. |

b. Comente as diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima. (2,0 pontos)

Resposta do item b | Quanto as diferenças podemos citar que o e enunciados proposto como pessoa qualquernão buscam o conhecimento da verdade, é apenas uma visão que não usam um sensocomum, apenas a visão abstrata sobre uma pessoa que não há o exercício do razão ouprova irrefutável de verdade, do conhecimento verdadeiro. Uma diferença, por exemplo,que podemos citar do politico é de acordo com a filosofia de Sócrates que pensava quea filosofia não se tratava de procurar o discurso mais eloquente mas sim de descobrir averdade. |

2. O Livro Didático dedica, pelo menos, três unidades a temática da Teoria do

Relacionados