filosofias educacionais

Páginas: 6 (1445 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
UFPE- Universidade Federal de Pernambuco
CAA- Centro do Agreste
2º Período de Matemática
Docente: Denise Melo
Discente: Mykaelle Barbosa
Filosofias educacionais para surdo
A filosofia educacional é um ramo do pensamento que se dedica a reflexão sobre os processos educativos. Conhecer as filosofias educacionais para surdos, a linguagem e a qualidade de interações servem de suporte paraanalisar o ensino do povo surdo.Existem atualmente na área da surdez três filosofias educacionais que estão sendo utilizadas e estudadas. No processo histórico dos surdos no Brasil, mantendo o olhar pelo aspecto educacional um ponto importantíssimo para compreendermos melhor a educação de surdos é a evolução dessas filosofias educacionais são elas: oralismo, comunicação total e o bilingüismo.Oralismo
Oralismo é o processo pelo qual se pretende capacitar o surdo na compreensão e na produção de linguagem oral e que parte do princípio de que o indivíduo surdo, mesmo não possuindo o nível de audição para receber os sons da fala, pode se constituir como in erlocutor por meio da linguagem oral.
Existem diferentes formas de trabalho orais descritas na literatura, entretanto, todas elas têmcomo pressuposto que as crianças com perda auditiva devem desenvolver a língua oral como primeira língua, a fim de integrá-las a comunidade geral. Os oralistas percebem a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva a fim de alcançar a normalidade e a integração à comunidade ouvinte.
Para que a criança desenvolva a fala e a audição, o método oral baseia-se emuma série de fundamentos:
- diagnóstico precoce;
- avaliação precisa do grau e tipo da perda auditiva;
- adaptação do aparelho de amplificação sonora individual adequado o mais breve possível;
- imediata reeducação ao som e à fala;
- colaboração máxima dos pais no processo de reabilitação;
- conviver com crianças ouvintes;
- inserção em escola regular, garantindo a compreensão e colaboraçãodos professores (a criança só será encaminhada a escola especial se o seu desenvolvimento não for o esperado na escola regular).
O objetivo fundamental a ser alcançado com o trabalho auditivo é o desenvolvimento das habilidades auditivas. A detecção auditiva é a primeira habilidade a ser desenvolvida, visando uma perfeita detecção de sons ambientais e de sons da fala. A segunda habilidade a serdesenvolvida é a discriminação auditiva que ocorre quando, diante de dois ou mais estímulos, o deficiente auditivo consegue distinguir a igualdade ou diferença entre eles. O reconhecimento auditivo requer a identificação, diante de dois ou mais estímulos em conjunto fechado, qual deles foi ouvido e na etapa mais avançada identificar e/ou repetir o estimulo que foi ouvido diante de um conjuntoaberto. A última habilidade a ser desenvolvida é a compreensão auditiva, que se trata da habilidade de entender a linguagem oral; trata-se de compreender e de se fazer compreender4.
Diversos fatores, tanto inatos como ambientais, podem influenciar o desenvolvimento da linguagem oral pela criança. É muito importante que a família siga as orientações dadas pelo terapeuta no sentido de umcomportamento que aumente a qualidade e as trocas de comunicação com a criança. A família é a chave para o sucesso do trabalho terapêutico, quanto maior participação dela, melhor resultado será obtido no desenvolvimento global da criança4.
Comunicação total
A comunicação total é uma filosofia, que tem como principal preocupação, estabelecer a comunicação entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes.Esta filosofia se preocupa também com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, ela defende a utilização de recursos espaço-viso-manuais como facilitadores da comunicação3.
Os profissionais que seguem essa filosofia, não veem o surdo como portador de uma patologia, que precisa ser eliminada, mas como uma pessoa, e a surdez como uma marca que influencia no desenvolvimento dessa pessoa.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofias educacionais
  • Filosofias Educacionais
  • Filosofias educacionais
  • filosofia educacional
  • A Filosofia educacional de Platão
  • As Filosofias Educacionais Na Educao Dos Surdos
  • Libras no brasil e filosofias educacionais
  • A filosofia da educação como base educacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!