Filosofiamoderna 120702181438 Phpapp02

356 palavras 2 páginas
FILOSOFIA MODERNA

Características:
A filosofia da idade moderna nasceu graças aos trabalhos dos protagonistas do renascimento cultural e científico dos séculos XIV e XV entre eles Nicolau
Copérnico, Leonardo da Vinci, e dos esforços de cientistas e pensadores como Galileu Galilei, Francis Bacon, René
Descartes e Emanuel Kant nos séculos seguintes e tem entre suas características: Racionalismo
A filosofia moderna iniciou-se com a teoria do conhecimento do René Descartes. Conhecido como pai da filosofia moderna, parece que ele levou muito a sério as palavras do Leonardo Da Vinci que diz "Quem pouca pensa, muito erra."!
Descartes na declaração: "penso logo existo“, declara que o homem, ser racional por natureza, tem a capacidade de alcançar o conhecimento e mais que isso, sua existência é definida pelo ato de pensar.
Por entender ser possível chegar ao pleno conhecimento através do processo de pensamento racional, Descartes, idealizou um processo de dúvida metódica pelo qual através da rejeição (eliminação) de pensamentos ou ideias em que resida a menor dúvida o homem seria capaz de alcançar o conhecimento.

Empirismo
Quando Leonardo Da Vinci afirma que "A sabedoria é filha da experiência“ ele de fato resume em poucas palavras a crença dos empiristas.
Francis Bacon, John Locke, David Hume e outros pensadores desenvolveram e propagavam o raciocínio experimental, ou seja, a teoria de que o único caminho pelo qual o homem pode chegar ao conhecimento é através da experiência sensível
(empírica).
Para os empiristas o contato com o mundo externo através de um conjunto de sensações (através dos sentidos) leva a um processo de dedução que possibilita o conhecimento.

Perfectibilidade Acreditavam na perfectibilidade da natureza e defenderam a teoria da perfectibilidade da razão humana. Iniciou-se uma "busca por expressar, entender, explicar pela razão perfeita a natureza perfeita“. A ciência renascentista entendeu que pelo fato que Deus criou a natureza é possível

Relacionados