FILOSOFIAAA

1211 palavras 5 páginas
TET

0

1 INTRODUÇÃO
O projeto político pedagógico é uma importante ferramenta que é determinante na organização de uma instituição escolar cuja dimensão visa à formação de uma consciência participativa de cidadania da comunidade escolar. A escola por sua vez, é um ambiente democrático que precisa ser construída por colaboradores como professores, alunos, familiares, funcionários e os demais membros da comunidade escolar. Dessa forma, todos esses atores participam direta e indiretamente na construção do planejamento e das demais ações escolares, dando sentido e reconhecendo o projeto político pedagógico como um instrumento de organização escolar e transformação social.
No processo de construção do projeto político pedagógico, é necessário um estudo aprofundado e uma análise de como estão sendo desenvolvidas as atividades atualmente na escola, reconhecendo esse projeto como fundamental e inovador para o planejamento escolar e como um elemento indispensável para uma gestão democrática e autônoma. É necessário romper com alguns conceitos e formular novas ideias que objetivem a formação de um ambiente escolar autônomo, democrático, participativo que vise melhorias no processo de ensino-aprendizagem e no contexto de organização escolar.
O projeto político pedagógico tem como principal objetivo, a construção de ações pedagógicos que vise solucionar ou pelo menos minimizar os problemas de aprendizagem observada na instituição, buscando sempre a melhoria na qualidade do ensino, onde todos devem fazer parte da consolidação e desenvolvimento das ações propostas no projeto. É importante conscientizar as pessoas sobre que tipo de escola se objetiva ter, e qual a realidade que a mesma se encontra, compreendendo a mesma como um agente transformador da realidade social, política e intelectual das pessoas. Isso justifica o fato

Relacionados