Filosofia2013

258 palavras 2 páginas
O que é educação?

O seguinte livro apresenta a educação sob vários aspectos em nossa sociedade.
No começo do livro, ele aborda a educação na aldeia indígena. Em uma situação ocorrida nos EUA, em que os índios assinaram um tratado de paz com os Estado de Virgínia e Maryland. Logo depois, o governo mandou uma carta convidando os jovens da tribo para ir estudar nas escolas. Os índios agradeceram o convite, mas recusaram. Podemos notar que a educação varia de cultura para cultura.
Outro ponto interessante é que a educação é também uma forma de socialização. Por quê? As comunidades quando se reunia para instruir seus membros, elas juntavam todos, e partir dali, tomavam os ensinamentos dos mais velhos.
Com o passar dos tempos, a educação foi se aperfeiçoando, tendo formas mais concretas, certas pedagogias, até chegar à escola. Ela surgiu da necessidade de dividir as áreas do saber, segundo Brandão.
Em vista de tudo o que foi colocado, chega-se a conclusão que educação tem que ser livre, onde todos, sem distinção, possam usufruir de seus privilégios. O caminho foi longo, séculos de evolução e interesses comuns em formar cidadãos de bem, e pode-se dizer que cada tijolo que foi colocado era necessário para que fosse construída a consciência do homem da atualidade, mas muita coisa ainda pode melhorar e para que isso aconteça espera-se que nós seres humanos, docentes e discentes, possamos continuar reivindicando melhorias, incansavelmente, por que a “persistência” aliada ao “saber” pode colher os frutos para um futuro ainda mais promissor.

Relacionados

  • Filosofia2013
    1064 palavras | 5 páginas