Filosofia123455677

742 palavras 3 páginas
3
A ação humana está intimamente ligada a certos princípios e valores que partilhamos dentro de uma determinada cultura inserida numa sociedade. Estes servem de orientadores das nossas escolhas e decisões e ações.
É na relação com os outros que revelamos a nossa moralidade, que tomamos decisões conscientes, que avaliamos as atitudes como corretas ou incorrectas, que sentimos o dever de cumprir as normas estabelecidas.
Para começar é importante definir o conceito de moralidade. Esta está relacionada com os princípios que nos foram incutidos pela sociedade e nos permitem distinguir uma ação correta de uma não correta. É também de realçar que moral é diferente de ética, visto que esta última é uma reflexão sobre a moral.
O sujeito moral é aquele que age de forma racional, que pensa por si, que escolhe, consciente e livremente, que delibera que decide e que acima de tudo é responsável pelas suas ações.
Agir de acordo com a moralidade pressupõe uma atitude não de egoísmo, mas sim de altruísmo.
A sociedade tem um papel fundamental na forma de agir de cada um, visto que esta acaba por ‘moldar’ o indivíduo e suas ideias a partir dos princípios e regras que nos foram incutidos desde pequenos (família, escola, etc…).
As normas morais são regras adotadas numa determinada sociedade com uma determinada cultura que regulam e orientam o comportamento e permitem aos indivíduos distinguir as ações corretas das incorretas. Estas normas morais não se impõem absoluta e incondicionalmente ao sujeito, isto é, não eliminam a sua liberdade nem a sua responsabilidade. Deste modo, devemos saber distinguir as normas morais, das intenções, finalidades e das razões que apoiam as nossas ações.

John Stuart Mill foi um filósofo inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo.
O utilitarismo é uma corrente filosófica que avalia a moralidade das ações pela utilidade que elas revelam. Deve entender-se a utilidade enquanto a possibilidade

Relacionados