Filosofia

Páginas: 8 (1767 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel







OS Pré-socráticos e sua relação com a physis







Natal: 20/07/2015
Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel




OS Pré-socráticos e sua relação com a physis




Alunos: Emilly Tatiane, Deyse Cristina, Rebeca Rodrigues. Turma: 1º “B”
Professor: Edson







Natal: 20/07/2015
Sumário

I.Introdução.............................................. pág. 04

II. Desenvolvimento.................................... pág. 04

III. Considerações Finais............................... pág. 04

IV. Referencias Bibliográficas ....................... pág. 04

V. Imagens ................................................... pág. 04









I. Introdução



A filosofia grega antigacorresponde a um longo período que começou por volta do final do século VII a.C. e se estendeu até o século III d.C. Os primeiros filósofos foram chamados de pré-socráticos devido a uma classificação posterior da filosofia antiga que tinha como referencia a figura de Sócrates, representante do pensamento clássico, e que antecedeu e influenciou dois grandes filósofos: Platão e Aristóteles.
O centro desuas investigações era a natureza, por isso são conhecidos como naturalistas, ou filósofos da phýsis. Os gregos não a conheciam por meio dos fenômenos naturais somente, mas por uma experiência fundamental advinda e facultada pela poesia e pelo pensamento, a desvelar o ser, denominado então de physis.







II. Desenvolvimento

Os pré-socráticos e a phýsis.


Chamam-se pré-socráticos os filósofosgregos anteriores a Sócrates e a denominação, embora o número de pensadores não seja tão pequeno e sua vivência tenham distâncias de muitos anos, tem um valor cronológico inicial de determinar o período representado séc. 7 a 5 a.C. Porém, há um conteúdo mais profundo traduzido pela formação de temas de conteúdo filosófico, os quais posteriormente são aprimorados e sistematizados. A síntese depassagem se dá com Sócrates, que por sua vez acrescenta perguntas às preocupações dos amantes da sabedoria, estabelecendo outro momento do pensamento ocidental.
Por partirem da concepção do mundo como ordem natural, a primeira indagação dos filósofos pré-socráticos é sobre a natureza, seu conceito e sua determinação. Conforme denomina Aristóteles em sua Metafísica, os pré-socráticos são conhecidoscomo physikoi, ou seja, físicos, pesquisadores da phýsis (natureza). A expressão é correta, mas presta-se a equívocos se mal observada. Obviamente, a “física” dos pré-socráticos não é a física que estudamos hoje nem tem relação direta com a acepção moderna da palavra, de cunho científico, que é um dos ramos das ciências exatas e estuda relações entre sistemas materiais em si e entre estes e camposde força, buscando reconhecer propriedades e estabelecer leis de comportamento para tais sistemas. Nada disso.
Para o grego antigo, a phýsis não se confunde com um objeto que pode ser apropriado pelas ciências da natureza (que se diferem das ciências do espírito) ou com algo que pode ser submetido à dominação humana, posto a serviço desta ou canalizado em termos de técnica, enfim, em algo que setransforma em expressão da vontade humana de poder. A física dos pré-socráticos não é uma disciplina que se contrapõe a outra porque natureza não pode ser reduzida a uma ideia de objeto, principalmente em termos científicos.
Phýsis, traduzida pela palavra natureza por falta de outra mais completa, é um conceito fundamental do pensamento pré-socrático, contendo a noção do saber de um ente em sua maisampla e profunda totalidade. Em sua expressão original, phýsis designa o processo de surgir e desenvolver- se num constante e permanente movimento vital, confundindo-se com a própria força motriz de tal movimento. É considerada assim a expressão daquilo que é primário, fundamental e persistente, opondo-se ao que é secundário derivado e transitório. O sentido da palavra é assim muito mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!