Filosofia

Páginas: 3 (702 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Corrente filosófica Positivista
3-
1)Definição:
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do séc XIX. Onde os principais idealizadores deste foram : Augusto Comtee John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do séc XIX e começo do XX, (foi neste período que chegou ao Brasil).
2)Princípios Basilares:
Defende a ideia que oconhecimento cientifico é a única forma para se ter um conhecimento correto. De acordo com os positivistas só poderá afirmar que uma teoria é verdadeira se for comprovada por métodos científicos.Eles não consideram os conhecimentos ligados a crenças,superstições,etc.
3)Quais as influências recebidas e geradas.
O positivismo influenciou bastante na literatura brasileira e também sobre algunsescritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.
4)Quais as influências do positivismo na história do Brasil:
No Brasil e teve dois tipos de positivismo: um "positivismo ortodoxo", maisconhecido, ligado à Religião da Humanidade e apoiado por Pierre Laffitte, discípulo de Comte, e um "positivismo heterodoxo", que se aproximava mais dos estudos primeiros de Augusto Comte que criarama disciplina da Sociologia e apoiado por outro discípulo de Comte, Émile Littré.Para se ter uma ‘’noção’’ de como o positivismo influenciou na história do Brasil a frase “Ordem e Progresso” queencontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista.
5)Quem foi Augusto Comte?Destaque sua bibliografia e obras:
Sue nome completo é Isidore Auguste Marie François Xavier Comte que nasceu naFrança em 19 de janeiro de 1798,e morreu na cidade de Paris(França) em 5 de setembro de 1857.Ele foi um importante filósofo e sociólogo do séc XIX.Sendo considerado o criador do positivismo e adisciplina de sociologia.Suas principais realizações foram:*criação da disciplina sociologia;* criou a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo;* - idealizou o conceito político...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!