Filosofia

Páginas: 2 (290 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Questões de Filosofia

Questões:

Página 178

02) Porque não se pode dizer que a dúvida de Descartes o transforma em um filósofo cético?

A dúvida metódica é um instrumento metodológicocomque o filósofo francês Descartes procurou chegar à prova da existência de verdades absolutas, logicamente necessárias e de reconhecimento universal, tal como exige a defesa do Dogmatismo porelepreconizada e defendida, na questão da possibilidade do conhecimento.

Este método consistia da filtragem de todas as suas ideias, eliminando aquelas que não se afigurassem como verdadeiras efossemdúbias, e apenas retendo as ideias que não suscitavam qualquer tipo de dúvida.

Descartes para dar seguimento a este processo isolou-se no seu quarto durante vários dias em profunda reflexão.RéneDescartes sendo dogmático ou seja, acreditando na possibilidade de conhecer a realidade e apreender mentalmente as suas características, apenas usou o processo da dúvida, enquanto método para atingir o fimdadescoberta de verdades absolutas, não se podendo associar-lhe ou conceder-lhe o estatuto de céptico, ou seja da corrente oposta que nega a possibilidade de conhecer qualquer parte integrantedarealidade.

Assim sendo, com a dúvida a ser utilizada apenas temporariamente como método, a máxima associação que podemos fazer a Descartes com o cepticismo é considerando-lhe um séptico moderadoduranteesta fase despoletada pelo seu processo de reflexão.

03) Sob que aspectos Locke discorda de Descartes?

Apesar de partir do cartesianismo, Locke discorda de Descartes sobre a existênciadeidéias inatas produzidas pela capacidade de pensar da razão.


04) Qual a principal diferença entre o racionalismo e o empirismo? Faça um esquema.

Estas duas correntes de pensamentoocidentaldeterminam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!