filosofia

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
COMPREENSÃO DO HUMANISMO

O humanismo não aceitava o ser humano, como máquina ou animal; para ela, o ser humano é mais que natureza. A partir daí, o homem passou a ser o centro de tudo e, não maisDeus; dessa maneira, esse movimento tentou humanizar sua mente, se utilizando das influências existenciais e fenomenológica , tormando o homem mais verdadeiro, desenvolvendo sua grandeza, comoparticipador de tudo.
Por tanto tudo que temos de progresso, partiu desse movimento; o homem foi conduzido à consciencia de si. Sua seu espírito solicitava uma vida , no livre arbítrio, ponto de partida doproceso de reflexão.
Havendo assim uma ruptura para novos pensamentos e, agora esse ser humano, passou a ter consciência do mundo que o cerca, transformando-o com seu desenvolvimento; surgiram novasformas de pensar a ciência, politicas, sociais e a religião, explorando os assuntos que estivessem, intimamemte, ocultas por uma questão de fé.
Vários dilemas, foram elementos centrais, porém o quepredominavam, eram os sentimentos que, interpretavam a natureza do homem e, as formas do homem agir; contrariando assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo; desmitificando a idéia deuma realidade pura. Trazendo confiança de sua capacidade e vontade, tanto de conhecer, como de descobrir vàrias coisas.
Essa integração permitio que o homem se libertasse das exigências do passado edo futuro, desenvolvendo suas virtudes, criatividade, exportâniedade e a razão.

CONTRIBUIÇÃO DO HUMANISMO PARA A PSICOLOGIA: NA COMPREENÇÃO

Diante de tudo que foi lido e discutido em sala deaula, o movimento do humanismo, contribuiu com a psicológia, quando integrou o indivíduo ao mundo, tornando-o auto-realizador de suas necessidades, diante da angústia do que sou, para o que desejo ser.Esse indivíduo é mais que palavra e consciência; elementos que conecta o humano ao homem.
Mais que, ser percebido pelo o outro, é essencial sermos reconhecidos, pelas proprias experiências;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!