filosofia

Páginas: 11 (2716 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





Fundamentos Filosóficos da Educação

DONATO DIVINO DA SILVA RA: 442236
GERSIMENE RIBEIRO DE CARVALHO ASSIS RA: 420493
RENATO FERREIRA DOS SANTOS RA: 413540
SIMONE APARECIDA COELHO DE CARVALHO RA: 412355
VERA LUCIA NASCIMENTO VIRGILIO RA: 411469




AtividadePrática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação do Professor-Tutor à distância Prof.






Polo Unieducação 7109
Goiânia 2013

Desafio
Levamos em consideração a estrutura vista e posta pelas principais pecas da Psicologia, visando suas diferentes ideias e opiniões, tendo em vista suas construções eacompanharmos seu processo de desenvolvimento, pois os fatos aparecerão, e sempre é necessário acompanha-los para a construção de profissionais capacitados e atualizados a ensinarem uma educação de qualidade, voltada para a realidade e para seu cotidiano.




















Filosofia na escola

          A filosofia da educação nos moldes do pragmatismoamericano e as ciências da educação, nos moldes da sociologia positivista francesa, percorreram todo o século XX como polos de irradiação de reflexões pedagógicas . A obra de Auguste Rodim, Le Pensur ( O pensador) demonstra bem como as reflexões a cerca de quem somos e o que queremos está ligada no cotidiano escolar, prova disso são os testes vocacionais que ajudam na escolha da carreira a ser seguidapelo vestibulando que perdido, ou pressionado pelos pais se arrependem do curso  escolhido logo no início e mudam pra outro curso que realmente tem a ver com o que eles querem de verdade pra eles.
As aflições dos estudantes e também dos professores são muitas e sempre estão refletindo sobre alguma angústia. A imagem da meditação profunda, com uma atitude de introspecção meditativa vai além de umsimples raciocinar, ele talvez pense na natureza dos próprios ensinamentos. Pensar é mais que raciocinar, aquele que pensa eleva-se a um patamar muito acima do mundo físico e mesmo intelectual. A nudez exprime a dimensão estética; a reflexão explora toda a dimensão da alma. Nos dias de hoje, são tantas as aflições, as indagações, os lamentos, que é muito importante pararmos para refletir sobrenossas ações, o que queremos e fazemos por nós e pelo o outro, como agimos frente as mais variadas situações que enfrentamos todos os dias, essa nudez da imagem talvez seja para que nos livramos de julgamentos, máscaras, amarras que não nos deixam ser quem verdadeiramente somos .
       O texto de Desidério Murcho  trata de caracterizar a filosofia e de indicar diretrizes para o ensino dessadisciplina. Fala da questão da filosofia dentro da grade curricular e visa encontrar respostas significativas às questões que se apresentam como relevantes quando se trata de encontrar uma forma coerente e eficaz de criar condições e possibilidades para promover uma atitude filosófica por parte dos estudantes, no que diz respeito a compreensão da realidade. A filosofia distingue-se de disciplinas comohistória ou física por apresentar resultados consensuais: a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto.
        Não há respostas amplamente consensuais sobre se temos o livre-arbítrio, se Deus existe, quais são os fundamentos da ética, ou sobre a natureza da arte. Por isso há um contraste entre as demais disciplinas onde os resultados são muitíssimo consensuais. No século XX ademocratização do ensino e sua oferta substancial e laica trouxe uma educação menos regida, a grade curricular dos cursos de formação de professores, em especial professores para o ensino básico , ganhou uma nova formulação, pela  influência francesa e americana.

Assim, a grade normal dedos cursos de pedagogia são similares, tem por base a sociologia da educação, a psicologia educacional, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!