filosofia
O PAÍS DO FUTEBOL X A REALIDADE SOCIAL
Géssica Aparecida Roriz Pinheiro
Luana Rodrigues Gonçalves
Maressa Miranda Vieira
SUMÁRIO: Introdução, 1. O surgimento do futebol no Brasil, 2. O futebol como aliado na política, 3. O futebol com fins lucrativos, 4. O país do futebol e a copa de 2014, 5. A questão social do Brasil frente a copa do mundo de 2014, Considerações Finais, Referência Bibliográficas.
RESUMO: Trata-se de artigo de caráter bibliográfico, o qual visa identificar a questão da identidade nacional brasileira, buscando analisar sentimentos de igualdade, de disputa e de paixão, os quais fazem do futebol um dos principais símbolos nacionais, capazes de unir todas as camadas sociais. Pretende, ainda, abordar a importância exercida pelo futebol, enquanto elemento cultural que atinge a sociedade brasileira, destacando a contribuição deste na construção da identidade nacional, elencando aspectos que dão conta de fazer do “Brasil o país do futebol” e o país das desigualdades sociais, analisando também as mazelas sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Brasil; futebol; identidade nacional.
INTRODUÇÃO
O brasileiro descreve o seu país das mais variadas formas, apresentando características que são reconhecidas no mundo inteiro, servindo como cartas de apresentação, como por exemplo, o futebol e o carnaval. A sociedade, ao mesmo tempo em que faz cultura, escreve a sua história. O sentido de se analisar o futebol no Brasil em períodos históricos diferentes tem a finalidade de entender a relação entre o futebol e a identidade social, mas, especificadamente, dar ênfase no uso do sistema político no futebol, em diferentes momentos políticos da nossa história.
Nesta vertente, ao se propor esta relação não se tem a pretensão de reduzir a prática do esporte a identidade deste país, como se o primeiro fosse o reflexo do segundo, mas, sim mostrar como o futebol influenciou e, ainda, influencia a cultura brasileira, a ponto de