filosofia

Páginas: 9 (2083 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
Atividade
1- O autor refere-se ao grande espaço reservado aos temas éticos nas discussões com nossos amigos. Você poderia fazer uma lista desses temas? Em seguida escolha um deles e posicione-se.
É muito comum ver na TV, principalmente em novelas casos dereprodução assistida, entre outros. São temas éticos e polêmicos que levantam discussões. Atualmente onde mulheres não precisam “especificamente” de um parceiro para engravidar. A ciência justifica A política, cidadania, sustentabilidade, aborto, racismo, homofobia, religião, reprodução a reprodução assistida como uma forma de ajudar as pessoas e dar oportunidade de construir uma família. Mas seriamesmo necessário realizar esse processo para se ter uma família, quando se tem crianças nas ruas e orfanatos?

2- O sentimento de indignação ou de vergonha indica que participamos de uma comunidade moral.Dê exemplo e explique por quê.
Sim! Um exemplo simples e concreto, uma família pautada nos princípios e valores morais, criada com afinco num regime de respeito e regras. Dentre eles, entãosurge a "ovelha negra" uma das filhas, se torna, garota de programa, sua família se sente envergonhada, e pena. Por ter deitado, todo o seu potencial sobre a mesma, e ela foi esvaída de sua educação familiar, sendo induzida por luxurias e futilidades, tendo seus valores morais (mensurados pela família) deturpados.

3- Qual é a relação entre política e ética? A partir dessa relação, destaque aquestão da justiça como um dos temas centrais da ética.
Relacionamento, que tem sempre suscitado mais interesse nas especulações e nos debates que se travam sobre Ambas se relacionam com escolhas e deliberações que devem ser feitas, porém enquanto a ética se refere à ação individual, a política se refere à ação coletiva. "Um primeiro campo de o tema, é o dos conflitos entre os principias da éticae a realidade da política.
Assim, ética e política sempre tiveram uma intensa relação dialética de conflito, na convivência, variando os termos e os temas desse confronto. Entre esses temas, sempre se ressaltou o da mentira política, como uma espécie de agressão mais aceitável aos princípios morais. Platão, por exemplo, dava aos médicos e aos políticos o direito ao uso da "mentira útil", aquelacapaz de agir como um fármaco sobre os indivíduos e sobre a polis em estado de doença. Modernamente, a polêmica da mentira e da verdade tem-se situado em torno do conceito da "razão de Estado" que se originou nas relações de diplomacia entre os Estados monárquicos e se estendeu às relações governantes súditos, significando projeto e informações que tinham de ser mantidos em segredo nos círculosmais íntimos do poder".

4- O que significa dizer que '' a não indiferença é a essência do valor ''
A não-indiferença representa o início do "importar-se", o reconhecimento da imagem do outro, a importância de alguém que ocupa espaço físico, temporal, que faz diferença.
Distinção entre juízos de realidade e juízos de valor. Os primeiros, enquanto constatação da realidade (ex.: isto é uma mesa)e os últimos, enquanto qualidade do conteúdo, podendo ser atrativa ou repulsiva, boa ou má e assim por diante.
Porém, é importante fazer uma distinção: enquanto as coisas são, os valores valem. Parafraseando Garcia Morente, podemos dizer que "os valores não são, mas valem. Quando dizemos de algo que vale, não dizemos nado do seu ser, mas dizemos que não é indiferente. A não-indiferençaconstitui esta variedade ontológica que contrapõe o valor ao ser. A não indiferença é a essência do valor".









5- Explique esta afirmação: o ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições.
Tendo a humanidade sistemas de sociabilidade muito mais complexos que os animais ditos irracionais (o que chamamos de "cultura"), produzimos ao longo da História formas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!