Filosofia

Páginas: 9 (2130 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Filosofia: sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
O método socrático, também conhecido como "maiêutica", é descrito por Sócrates como o "parto de idéias". Dar ao indivíduo, através de certos meios, condições de dar à luz a novas idéias e concepções. Era utilizado proSócrates para que este pudesse levar o seu interlocutor a conceber pos si só a verdade absoluta ou pelo menos se aproximasse dela, este método, consiste de duas etapas principais: 

Primeiro, através de uma dialética, Sócrates induz o indivíduo a expor seus argumentos acerca de determinado assunto. Sendo estes argumentos errados, Sócrates, utilizando-se da ironia, leva o seu interlocutor àaporia, um estágio de "não passagem" onde o interlocutor vê o seus argumentos completamente "destruídos" e acaba por não ter saída para explicar o assunto proposto e assim encontrar a verdade. 

À aporia segue-se a segunda etapa do método socrático, marcada pela maiêutica. Após constatar o seu erro, o indivíduo está finalmente pronto para "parir idéias" e é Sócrates quem o ajuda a dar à luz à essasnovas idéias. 

Com o nascimento das novas idéias, é possível que se encontre a verdade universal. No entanto, por vezes ocorre que, mesmo tendo passado por todo método socrático, nem Sócrates, nem seu interlocutor, conseguem alcançar uma verdade universal. Porém, Sócrates acreditava que, ainda que não se alcançasse naquele momento a verdade absoluta, o exercício do método socrático poderiaaproximá-lo dela e, consequentemente, da virtude. 
dois momentos fundamentais:
a ironia que denuncia as verdades feitas e o falso saber daqueles que pretendiam reduzir o verdadeiro ao verosímil
A justiça é fazer aquilo que está de acordo com o direito, ou a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. O juiz deve julgar de acordo com o direito(leis) e a sua consciência(ética e moral). Sócratesdiscutia a idéia de liberdade de pensamento e acabou condenado á morte por isto, aceitou a morte com dignamente para dar exemplo, poderia ter voltado atrás, pago uma fiança e sobrevivido, mas ele achou que se fizesse isto a essência dos seus ensinamentos se perderia, para mim é o maior filósofo de todos os tempos. Moral, a parte culminante da sua filosofia. Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. Omeio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. 

A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica. Esta doutrina, uma das mais características da moral socrática, é conseqüência natural do erro psicológico de não distinguir a vontade da inteligência. 

Conclusão: grandeza moral e penetração especulativa, virtude eciência, ignorância e vício são sinônimos. "Se músico é o que sabe música, pedreiro o que sabe edificar, justo será o que sabe a justiça". 

Sócrates reconhece também, acima das leis mutáveis e escritas, a existência de uma lei natural - independente do arbítrio humano, universal, fonte primordial de todo direito positivo, expressão da vontade divina promulgada pela voz interna da consciência. Sublime nos lineamentos gerais de sua ética, Sócrates, em prática, sugere quase sempre a utilidade como motivo e estímulo da virtude. Esta feição utilitarista empana-lhe a beleza moral do sistema.

Parte-se do pressuposto de que o princípio da segurança jurídica é mais do que mero recurso retórico dos tribunais, mas um princípio constitucional que serve como fundamento para o Direito.Pergunta-se se existe uma definição compartilhada pela doutrina e uma explicação satisfatória que caminhe para uma aplicação consciente e integradora. A pesquisa procura, através de uma metodologia complexa de estudos e análises dos diferentes entendimentos, apresentar um conceito de segurança jurídica que ultrapasse a definição rígida, circunscrita à idéia de legalidade: “Ninguém será obrigado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!