FILOSOFIA

6990 palavras 28 páginas
IDEALISMO E MATERIALISMO: a dialética e a concepção universalista em Hegel e em Marx

Introdução

Esse estudo pretende analisar e situar, à luz da filosofia de Hegel e Marx, a relação entre o princípio dialético e a concepção de universalidade. Sendo a dialética o princípio motor da filosofia de Hegel, irá Marx fazer uso da dialética para desenvolver metodologicamente sua filosofia materialista, contrapondo assim ao idealismo dialético de Hegel. Para realização dessa tarefa utilizaremos as categorias centrais em Hegel e Marx que permitem a passagem do particular ao universal, conforme Hegel. Seguindo a mesma linha, a interpretação da concepção universalista envolve o movimento dialético da relação entre sociedade civil e Estado e a idéia que ambos têm de cada uma dessas esferas.

Inicialmente trataremos da dialética em Hegel e depois em Marx. Em seguida, no capítulo 2, analisaremos a relação entre sujeito e objeto, ser e consciência, no contexto da concepção idealista e materialista de Hegel, Feuerbach e Marx. No capítulo 3, faremos o elo de ligação com o capítulo 2, isto é, transcendendo da dialética idealista e do materialista histórico para as noções de sociedade civil e Estado, e, daí, extrair a concepção universalista, comparando Hegel e Marx, assim como Feuerbach.

Obviamente que a pretensão do referido trabalho, ao envolver categorias e relações entre as mesmas de tamanha profundeza, exigiria um esforço maior e um trabalho bem mais extenso, o que não cabe aqui. Assim, procuraremos atingir aqui de maneira concisa, porém objetiva, o objetivo a que nos propomos. Claro que a influência de ambos os autores no meio acadêmico já foi objeto de muitos estudos. Faremos uso nesse trabalho das obras que diretamente dizem respeito ao tema, dos próprios autores como também de interpretações de outros estudiosos, quando assim se fizer necessário.

Antes de expor o método dialético procuraremos, de forma breve, situar historicamente a obra dos

Relacionados