Filosofia

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião edo senso comum?
Os gregos não acreditavam mais nos contos mitológicos da época, eram histórias distantes da realidade. Percebendo isso, os eles inventaram a filosofia, pela necessidade de conhecermelhor o mundo, buscando respostas reais com fundamentos em argumentos concretos que explicassem coisas do nosso dia a dia, por exemplo: política, cultura, religião, etc. A filosofia não nasceu apenasde mentes brilhantes, mas também de mentes curiosas, dispostas a saber o que estava acontecendo, proporcionando a todos, uma resposta com verdade universal.

2. Procure descrever o que se entende porfilosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
A filosofia no senso comum é compreensão dos fatosbaseando-se apenas na vivência da sociedade e não em fatores científicos, nem reais. O senso comum utiliza-se de crenças e religiões, e se baseia em hipóteses, tentativas e erros.
Para os gregos, afilosofia é amizade pela sabedoria, amor pelo saber. O tempo foi passando e hoje em dia, para algumas pessoas a filosofia é a busca constante por respostas sobre o cotidiano, que nem sempre tem uma respostaconcreta.

3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
Podemos dizer que a filosofia e aciência moderna tem em comum a busca por conhecimento, a busca por soluções racionais utilizando métodos de pesquisas e argumentos também racionais.
Elas se diferem porque a filosofia busca o conhecimentopor observações do cotidiano, da sociedade e o mundo ao redor. Já a ciência, busca o conhecimento através de experimentos. Além disso a filosofia se questiona “Por que?” e “O que é?”, e a ciência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!