filosofia

Páginas: 3 (749 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
A filosofia exerceu papel crucial, na antigüidade e na modernidade, na consolidação e na difusão de um afeto inerente ao humanismo, o amor à reflexão e à sabedoria. No entanto, este horizontecultural sofreu profundas alterações no século XX. "Com o estabelecimento midiático da cultura de massas no Primeiro Mundo [...], a coexistência humana nas sociedades atuais foi retomada a partir de novasbases. Essas bases, como se pode mostrar sem esforço, são decididamente pós-literárias, pós-epistolares e, conseqüentemente, pós-humanistas" (SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano: uma respostaà carta de Heidegger sobre o humanismo. São Paulo: Estação da Liberdade, 2000. p. 14). Diante de tal diagnóstico, subsistem duas questões, que ora serão investigadas: qual é, ainda hoje, a tarefa dafilosofia? E, considerando-se o avançado estágio de crise do humanismo, qual a relevância da filosofia para a prática e a reflexão jurídicas?

Quando se pensa em filosofia, muito pouco se discutesobre a natureza da vivência filosófica, confundindo-se algumas noções elementares. Todavia, ao menos duas se vinculam à filosofia com bastante freqüência: a fundamentação e a reflexão. É a partirdestas noções que analisarei a tarefa que ainda hoje caracteriza a filosofia.

É muito comum associar a filosofia à fundamentação das ações e do saber. A teoria do conhecimento, por exemplo, analisa ospressupostos de produção válida do conhecimento. A ética tem por finalidade o estudo dos pressupostos de fundamentação das ações humanas, o que permite a valoração das condutas. Mesmo a ontologiapossui tendência à fundamentação, afinal, ao se construir uma certa concepção sobre o ser de cada uma das coisas e sobre o ser da totalidade das coisas, institui-se uma certa compreensão modelar sobre aestrutura da realidade, o que consiste em elemento decisivo na determinação dos pressupostos de validade das condutas e do conhecimento. Segundo a perspectiva em análise, fazer filosofia significa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!