Filosofia

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
FILOSOFIA – CAPÍTULOS 1,2 E 3
CAPÍTULO 1
O pensamento do filósofo não é melhor nem superior aos outros, apenas diferente pois pensa em nossos pensamentos e ações. A partir daí temos a experiência filosófica. Os filósofos analisam os problemas que os afligem e refletem sobre ele em busca de uma maneira mais justificável, fugindo de certezas fáceis e pré-definidas.
Nosso filosofar espontâneo éa chamada “filosofia de vida” e a indagação e questionamento aos valores é uma tarefa filosófica.
Os filósofos especialistas, conhecedores da história da filosofia, buscam resoluções e explicações para problemas através de uma justificativa plausível e baseada em argumentos e conceitos rigorosos.
O imobilismo do estado atual das coisas (status quo) que já estão muitas vezes ultrapassadas é oque mobiliza o filósofo. Ele confronta essa realidade e cria um olhar diferente, abrindo-se para a mudança.
Informação < conhecimento < sabedoria
Edmund Husserl: sabe e não sabe definir filosofia, a filosofia em si já é uma questão filosófica; Platão e Aristóteles: a virtude do filósofo é admirar-se, poder se surpreender com o obvio e questionar as verdades dadas. Essa é a condição paraproblematizar o que se caracteriza filosofia não como posse da verdade, mas sim como a busca dela.
Filosofia é uma atitude diante da vida, seja em atividades corriqueiras ou em decisões importantes. Filosofia não é um produto (algo acabado), é um processo de reflexão crítica da realidade
O filósofo Demerval Saviani aproximou uma definição que distingue a reflexão filosófica das demais. Filosofia para eleé uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto. Radical pois busca explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos de pensar e agir; rigorosa pois é justificado por argumentos, coerentes em suas diversas partes; de conjunto pois examina os problemas relacionando diversos aspectos entre si.
Para Sócrates a ironia consiste em perguntar simulando não saber (fazendo o interlocutor exporsua opinião, a qual Sócrates contrapõe argumentos que o fazem perceber a ilusão do conhecimento), e a maiêutica centra-se na investigação dos conceitos (para tanto, Sócrates faz novas perguntas para que seu interlocutor reflita, por tanto não ensina, mas o interlocutor descobre que já sabia).
Sócrates se diz um tantinho mais sábio que os considerados sábios em sua época unicamente por não suporsaber algo que não sabe, como os sábios que ele buscou faziam.
A filosofia é a procura, não a posse da verdade.





CAPÍTULO 2

O mito é a verdade, não lenda ou fantasia, a verdade do mito resulta de uma intuição compreensiva da realidade que tem como base a afetividade e emoção. O mito expressa o que desejamos ou tememos.
No mito está o desejo humano de perder a insegurança, os temorese a angústia do desconhecido.
Uma das características do mito é fixar modelos exemplares de todos os ritos e atividades humanas significativas. A festa religiosa não é apenas uma comemoração, mas sim uma ocasião onde um evento sagrado de um passado mítico acontece novamente.
Tabu é aquilo que é proibido ou interdito, e que assume um caráter sagrado, quando essa proibição é violada sãorealizados ritos de purificação.
O caráter existencial e inconsciente do mito pode revelar o sonho, fantasia e desejos mais profundos do ser humano.
A corrente estruturalista busca estrutura básica que explica os mais diversos mitos, valorizando os elementos do sistema que o compõe. Um fato isolado ou mito isolado não tem significado em si.
Diferentemente dos outros teóricos, Lévi-Strauss busca nosmitos os elementos invariantes que persistem sob diferenças superficiais. Segundo ele, o mito não é lugar de fantasia, e pode ser entendido por uma estrutura lógico-formal subjacente, pelo lugar que cada elemento ocupa em determinada estrutura.
A religião dos gregos era politeísta e os deuses eram imortais, porém seus comportamentos eram semelhantes aos humanos.
Os mitos de Homero surgiram antes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!