Filosofia e seu dever

Páginas: 3 (659 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Se entendemos a filosofia em sua acepção etimológica de “amor ao saber” percebemos que é possível que todo ser humano seja filósofo.
Os pré-socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga.Assim são chamados pois são os que vieram antes de Sócrates, considerado um divisor de águas na filosofia. Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza que prevalecia na época, adotando umaforma científica de pensar. Alguns se propuseram a explicar as transformações da natureza. Tinham preocupação cosmológica.
Tales de Mileto: Tales é considerado o pai da filosofia     grega, o primeirohomem sábio. Foi um homem que viajou muito. É de Tales   a frase de que á água é a origem de todas as coisas. Tudo seria alteração da  água, em diversos graus. O alimento de toda a coisa é úmido.Também era matemático, geômetra e físico. Outra frase que pode ser dele é a de que tudo está  cheio de deuses, ou seja, a matéria é viva. Dizem que previu um eclipse solar e  calculou a altura de umapirâmide.
Pitágoras: Conhece-se muito pouco sobre a vida desse filósofo, pois foi uma figura legendária, e é difícil distinguir o que é verdade e o que é mentira. Nasceu em Samos, em uma época em que naGrécia estava instituído o culto ao deus Dioniso. Os órficos (de Orfeu) acreditavam na imortalidade da alma e em reencarnação (metempsicose), e para se livrar desse ciclo, necessitavam da ajuda deDioniso, deus libertador. Pitágoras postulou como via de salvação em vez desse deus, a matemática. Acreditava na divindade do número. O um é o ponto, o dois determina a linha, o três gera a superfície e oquatro produz o volume. Os pitagóricos concebem todo o universo como um campo em que se contrapõe o mesmo e o outro. Foi Pitágoras que inventou a palavra filosofia – (amizade ao saber).
Heráclito:Nasceu em Éfeso, colônia jônia da Ásia Menor, por volta do ano 540 a.C. e foi apelidado de “o Obscuro”. Ele gostava de insultar seu auditório e se expressava por meio de enigmas. Heráclito é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dever
  • Meus deveres
  • dever
  • dever
  • deveres
  • Dos Deveres
  • DEVER
  • DEVERES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!