Filosofia e natureza

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
Filosofia e Natureza

A preservação do meio ambiente hoje, se torna um assunto imprescindível a ser discutido para que as gerações futuras possam ter uma vida de qualidade. Mas o que vemos, ao longo da história, é o meio ambiente sofrer várias ameaças por conta da ação direta do homem, ação esta que visa a extração de recursos naturais, matéria – prima, desejando somente obtenção de lucros,lucro este que somente poucos desfrutam e, uma população inteira.

Portanto, faz-se necessária para o entendimento, do porque dessa falta de preocupação do homem moderno com o meio ambiente, seu habitat, a explicação de algumas palavras – chaves(gregas) que tornarão assim a compreensão mais fácil. Faz-se necessário também dialogar com os pensadores originários – que pensaram a origem de tudo –para de uma forma se deparar com os hábitos e a falta de pensamento do homem moderno, abrindo caminho para um repensar da relação deste mesmo homem com o universo. E para se tentar solucionar a crise que assola os dias atuais, é fundamental uma reconstrução da compreensão do Ser pelos homens onde, a essência do ser humano consiste na meditação, no conhecimento do sentindo de tudo o que existe,alcançando sua humanidade a partir do momento que este se dispõe a ser o que constutivamente já é.

A palavra grega que aborda a relação do homem com a natureza é Phisis. Phisis, vem do verbo Phuem, verbo este que tem o sentido de jorrar, brotar, como uma vegetação que brota ou uma fonte que jorra. É um crescimento espontâneo de algo que vem a ser o que é através de uma força que lhe é, sem ainterferência externa, própria de sua natureza. A phisis é o conceito fundamental de todo pensamento dos filósofos que antecederam Sócrates. Etimologicamente falando, Phisis é um abstrato formado pelo sufixo sis e pela raiz verbal phy; Na voz ativa: Phuem, significando produzir e na voz média: Phuesthai, significando crescer. Em Homero as duas formas verbais são aplicadas preferencialmente ao mundo vegetal.Para Jaeger, a palavra designa o precesso de surgir, já Burnet afirma que Physis designa sempre o que é primário, fundamental e persistente. Um dos aspectos fundamentais da Physis é que a palavra indica aquilo que por si brota, se abre, emerge, o desabrochar que surgi por si própria e se manifesta no próprio desabrochar. Assim a Physis encontra em si mesma sua origem, sendo Arké, principio detudo o que vem a ser. A Physis compreende a totalidade de tudo que é, ela esta no crescimento de uma árvore, no nascimento de animais e homens etc. pensar o todo do real a partir da Physis é pensar a partir daquilo que determina a realidade e a totalidade do ente. Pensando a Physis se pensa o ser. A redução da linguagem significa a redução da riqueza das experiências do ser e do ser humano. Noentanto, Physis não pode ser considerada a soma aritmética de todas as coisas.

O processo pelo qual tudo o que é aparece, perdura por um tempo e, através da sua aparência se dar a conhecer, se revela para o homem, é chamado de Cosmos – Provém de cosmei, ornamento, sendo o próprio Cosmos ornamento.

Physis e Aletheia se relacionam. Aletheia é o desvelamento e ocultamento
da Physis, da realidade. Omesmo ocorre com Ethos que é traduzida por morada no sentido de ambiência.

A natureza hoje se confunde como objeto das ciências da natureza, com algo que pode facilmente ser dominado pelo homem assim, a natureza transforma-se em expressão da vontade de poder. Segundo Martin Heidegger, a partir do momento que o homem passa a desejar o poder e o controle de todas as coisas, querendo ser o senhorda natureza, neste momento ele reduz todas as coisas a meros objetos – até o próprio ser humano – visando somente o lucro.

A natureza hoje existe como objeto de uso, sendo vista como uma reserva de matéria-prima que existe somente para entender aos desejos humanos, estando esta idéia de natureza intimamente ligada aos ritmos da sociedade industrial. Essa redução do real e, inclusive, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Natureza da Filosofia
  • filosofia da natureza
  • filosofia da natureza
  • a filosofia na natureza
  • filosofia e natureza
  • A natureza doa filosofia e seu estudo
  • Natureza da educação e filosofia da educação
  • O homem,a natureza e a filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!