Filosofia e igreja católica

Páginas: 5 (1086 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
A Igreja Católica Divina, mas feita por homens
“tu ES Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela” (Mateus, cap. 16, vers.18). Faz 2009 anos que Jesus, filho de Deus, disse isso para Pedro, um homem simples como qualquer um de nos dando para ele uma missão que para muitos da época poderiaparecer impossível: ensinar aos homens que seu estilo de vida, seus costumes, suas crenças e seus hábitos teriam que ser reciclados para Deus.
Como já mencionamos Pedro era um homem comum, igual a todos, se o homem é falho, então Pedro que era homem, também era falho.
É ai que começa o nosso debate, a igreja è uma instituição divina, sonhada por Deus Pai, fundada por Deus Filho e guiada eorientada ate hoje pelo Deus Espírito Santo (que são um só Deus, a santíssima trindade), mesmo assim temos que entender e lembrar em todos os momentos que mesmo com a ajuda divina a igreja constituída por homens e para homens, e que muitas vezes para atender as necessidades humanas a igreja comete falhas que para o senso critico pode parecer imperdoáveis, mas se analisados pela essência humana podemser entendidos e talvez perdoados pelas pessoas que infelizmente crescem conhecendo apenas uma versão de fatos errados que mancharam a alvura da bela historia da igreja de cristo.
A Idade Media
Durante a idade media a igreja católica passou por dois conturbados acontecimentos na sua historia que até hoje fieis de todo o mundo tentam entender o porquê de tudo isso, muitos criticam, por que sósabem o ponto que a nossa historia conta, mas como tudo o que existe a seu outro lado na moeda, os erros cometidos pela a igreja durante idade media tem os seus motivos, que a historia infelizmente escondeu, aqui vão eles:
A Santa Inquisição
A igreja católica tinha em sua mente todas as verdades absolutas, e agia assim, como nos muitas vezes acreditamos em uma coisa, nos temos como imutável ealguém vem e nos tira essa verdade falando que não passa de uma mentira, nos então lutamos com unhas e dentes para comprovar que estamos certos. Bem foi o que a igreja fez.
A igreja tinha em suas mãos todas as verdades sobre tudo o que se pergunta. Porem um dia a verdade religiosa começou a ser contestada e provada como errada, o papa entrou em choque: como as verdades imutáveis há tantos anos vãoagora ser agora mudadas, talvez os cientistas ponham em duvida a existência de Deus.
Com essa constatação na cabeça, o papa Clemente IV convocou os cardeais e bispos de todo o mundo e no concilio de Nínive (pouco conhecido) convocou o tribunal da santa inquisição.
A santa inquisição perseguiu e matou a muitos, queimou obras primas, isso é tudo verdade, porem a igreja só fez isso por um simplesmotivo: medo. Sim, medo, medo de perder aquilo em que mais confiava e amava aquilo que tinha de mais precioso, aquilo que era motivo de eles estarem ali, medo de perder Deus.
A Reforma de Martinho Lutero
Quando o imperador romano Constantino se converteu ao cristianismo, no ano de 313 d.C. ele mandou erigir uma basílica no atual estado do vaticano, essa basílica ficou conhecida como basílica deConstantino e foi por muitos séculos a catedral mãe da igreja católica. Porem no ano de 1517 a basílica do Constantino, já gasta pelo tempo, começou a desmoronar então o papa Leão X tentou ajuda do imperador de Roma ,como nada conseguiu,começou então uma campanha entre os cristãos para arrecadar fundos para a reconstrução urgente da basílica.
A basílica ameaçava cair a qualquer momento e os fundospara a reforma longe da quantia necessária, então o papa, pressionado pela idéia da catástrofe que se aproximava com a certa queda da basílica, tomou uma decisão: vender indulgencia.
Claro que essa decisão do papa causou uma enorme revolta entre todos, mas infelizmente foi a única forma que o papa encontrou para o problema. Então, um monge agostiniano, Martinho Lutero decidiu que deveria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Igreja Catolica
  • igreja catolica
  • Igreja catolica
  • A igreja católica
  • igreja católica
  • Igreja Católica
  • a igreja catolica
  • Igreja Católica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!