Filosofia e filosofia da educação

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
‘’Para começar, um pensamento do filósofo espanhol Fernando Savater: ‘’Filosofamos partindo do que sabemos para o que não sabemos, para o que parece que nunca poderemos saber totalmente; em muitas ocasiões filosofamos contra o que sabemos, ou melhor, repensando e questionando o que acreditávamos já saber. Então nunca podemos tirar nada a limpo? Sim, quando pelo menos conseguimos orientar melhor oalcance de nossas dúvidas ou de nossas convicções. Quanto ao mais, quem não for capaz de viver na incerteza fará bem em nunca se pôr a pensar’’.’’ (pg. 17)
1. Diferentes olhares
Olhamos o mundo de diversas maneiras e perspectivas, isso se dá através do mito, da religião, do senso comum, da ciência, da arte e da filosofia.
O mito
‘’O mito é um tipo de compreensão intuitiva da realidade.Entendemos por intuição um conhecimento imediato, que dispensa argumentos e fundamentações. ’’ (pg. 18)
O mito é uma história narrada, porém não há relatos de que seja verdade ou mentira.
‘’Em outras palavras, tudo o que pensamos e queremos se situa inicialmente no horizonte da imaginação, nos pressupostos míticos, cujo sentido existencial serve de base para o trabalho posterior da razão.’’ (pg.18)
O senso comum
‘’O senso comum é fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, como tal, em um primeiro momento, o que é herdado não é questionado. Caberá ao bom senso retomar criticamente os saberes e valores recebidos, para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.’’ (pg. 19)
A ciência
A ciência são fatos comprovados que começaram a ser estudadosno século XVII por Galileu. Deixando um pouco de lado a intuição, imaginação, as crenças, emoções, afetividade.
‘’ O sucesso da ciência e da tecnologia, porém, não justifica a supervalorização da ciência e a exclusão de outros tipos de conhecimento. Embora rigoroso e eficaz, o conhecimento científico é apenas uma das maneiras de compreensão da realidade.’’ (pg. 19)

A arte
‘’a arte constitui umentendimento intuitivo do mundo, no sentido de não recorrer a conceitos logicamente organizados, mas por usar recursos que ‘’falam’’ ao sentimento e á imaginação.’’ (pg. 19)
‘’A imaginação é a mediadora entre o vivido e o pensado.’’ (pg. 19)
2. O processo do filosofar
‘’É comum usarmos a expressão filosofia de vida para designar uma certa sabedoria que permeia as reflexões de todas aspessoas. Portanto, sem saber muito claramente o que é filosofia, reconhecemos que ‘’filosofamos’’ nas mais diversas circunstâncias, não apenas nas mais graves, quando um acidente nos faz parar para pensar na fragilidade e finitude da vida, mas também em situações cotidianas.’’ (pg. 20)
‘’Na verdade, a filosofia pode ter por objeto de reflexão qualquer tema. Mas o mesmo tema tratado pela ciência, pelareligião, pela arte etc. merece do filósofo um outro olhar. Até porque não se pode dizer que a filosofia seja um conhecimento, pelos menos do tipo do senso comum ou da ciência. Ela é mais a atitude de colocar em questão o que parece para muitos indiscutível, seja porque eles têm ‘’certeza’’, seja porque estão acostumados com aquilo que lhes parece ‘’banal’’. Por aí podemos ver que o filósofodesestabiliza certezas e questiona o que é convencional. Não por acaso, para Platão, a primeira virtude do filósofo é admirar-se. Essa é a condição para problematizar, o que marca a filosofia não como posse da verdade, mas como sua busca. Sob esse aspecto, se o filósofo é capaz de se surpreender com o óbvio e questionar as verdades dadas, aceita a dúvida como desencadeadora desse processo crítico.’’(pg. 20)
‘’Refletir é, portanto, retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece.’’ (pg. 20)
‘’Portanto, a filosofia é radical pro explicitar os fundamentos do pensar e do agir.’’ (pg. 21)
‘’A filosofia é rigorosa porque, enquanto a filosofia de vida não leva suas conclusões até as últimas consequências, o filósofo especialista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Relação entre filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • Filosofia da Educação
  • Filosofia Da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!