FILOSOFIA E EDUCAÇÃO SEGUNDO O ENTENDIMENTO DE KARL THEODOR JAPERS

1624 palavras 7 páginas
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO SEGUNDO O ENTENDIMENTO DE KARL THEODOR JAPERS

1- Bibliografia[1]

Karl Theodor Jaspers, filósofo e psiquiatra alemão, nasceu em Oldemburgo em 23 de fevereiro de 1883 e faleceu na Basiléia em 26 de fevereiro de 1969. Estudou medicina e, trabalhou no hospital psiquiátrico da Universidade de Heidelberg, onde tornou-se professor de psicologia na Faculdade de Letras daquela instituição. Foi demitido pelo regime nazista em 1937, readmitido em 1945 e, três anos depois, passou a lecionar filosofia na Universidade de Basel.
O pensamento de Jaspers foi influenciado pelo seu conhecimento em psicopatologia (área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental) e, em parte, pelo pensamento de Kierkegaard, Nietzsche e Max Weber.
Jaspers procurou integrar o conhecimento científico ao pensamento filosófico, por entender que aquele é insuficiente por si só para a plena contemplação das necessidades do ser. As ciências, para ele, necessitam do exame crítico que só pode ser dado pela filosofia. Esta, por sua vez, deve basear-se numa elucidação, a mais completa possível, da existência do homem real, e não da humanidade abstrata, o que denota uma teoria do conhecimento no pensamento de Jaspers e sua vocação existencialista.
O resultado das reflexões de Jaspers sobre o tema foi a primeira formulação de sua filosofia existencial. Autor do livro de dois volumes: "Psicopatologia Geral", grande marco em sua carreira e na evolução da psicopatologia.
Segundo o filósofo, o existencialismo constitui o âmbito no qual se dá todo o saber e todo o descobrimento possível, e como tal, vem a constituir-se numa metafísica. A existência, seja no aspecto material, imaterial, objetivo ou subjetivo, é precisamente o contrário de um "objeto", pois pode ser definida como "o que é para si encaminhada". O problema central é: como pensar a existência sem torná-la objeto.
A existência humana é entendida como intimamente vinculada à

Relacionados